OS CUIDADOS COM A MEDICAÇÃO NA TERCEIRA IDADE

Atenção na administração da medicação é essencial para promover uma saúde
robusta e garantir uma qualidade de vida plena

Na terceira idade, o controle adequado da medicação desempenha um papel fundamental na manutenção e cuidado com a saúde. Um passo primordial para o uso correto dos medicamentos é seguir as orientações médicas sobre os horários e formas de utilizar os fármacos. Estabelecer uma rotina regular ajuda a evitar esquecimentos e assegura a eficácia dos tratamentos.

Organizar as medicações em doses diárias, utilizando dispensadores ou alarmes, ajuda a evitar confusões e garante a consistência no tratamento. É recomendável envolver familiares ou cuidadores nesse processo para fornecer apoio e supervisão, se necessário.

O uso incorreto de medicamentos pode resultar no agravamento de doenças e efeitos colaterais comprometendo a saúde e os efeitos do tratamento.

Entre os principais problemas relacionados ao uso de medicamentos de forma incorreta na terceira idade, incluem:

  • Polifarmácia, ou seja, uso de múltiplos medicamentos;
  • Automedicação;
  • Interações medicamentosas, onde os efeitos de um fármaco são alterados pela presença de outro fármaco, alimento, bebida ou algum agente químico ambiental;
  • Reações adversas;
  • Baixa adesão ao tratamento;
  • Erros na administração.

Realizar avaliações regulares com o médico é essencial. À medida que as condições de saúde podem evoluir, ajustes na medicação podem ser necessários. Esse acompanhamento periódico contribui para uma gestão eficiente e segura da saúde na terceira idade.

Fique em dia com a sua saúde: a Usisaúde oferece diversos planos médicos com foco na prevenção e no diagnóstico precoce para cuidar do seu bem-estar. Conheça os nossos serviços e aproveite cada benefício disponível para você e sua família!

Projeto Compartilhar

Com foco na saúde do idoso, o Projeto Compartilhar atua desde a preparação do adulto para a terceira idade, até a abordagem dos principais temas que visam a longevidade saudável.

Para conhecer mais sobre os benefícios do programa, acesse fsfx.com.br/usisaude.

Postagens Relacionadas

O dia 21 de junho marca o início do inverno, no Brasil, e é também quando se celebra o Dia Nacional de Controle da…
Condição crônica atinge população mais jovem devido a estilo de vida pouco saudável A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma condição…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo