Quando é a hora certa para mais um bebê?

Ter o segundo filho é uma decisão importante na vida de qualquer família e requer muito diálogo para que se tenha certeza de que os pais estão preparados para esta nova empreitada e de que o primogênito aceitará bem a ideia, não se esquecendo das questões práticas, como os gastos com uma nova criança, a mudança da rotina, a vida profissional. Tudo deve ser levado em consideração!

Embora pareça simples, são muitos os aspectos a serem pensados, por isso, esclareceremos aqui alguns pontos que devem ser avaliados antes de pausar o uso do anticoncepcional ou qualquer outro método contraceptivo.

O argumento que mais se utiliza para engravidar pela segunda vez em pouco tempo é a vontade de que os filhos cresçam juntos e sejam companhia um para o outro. No entanto, estudos mostram que o corpo da mulher demora algum tempo para estar pronto para outra gestação.

Este tempo varia de acordo com o grau de risco da gestação anterior e o tipo de parto realizado. Mas mesmo que a mulher tenha tido uma gravidez tranquila e parto normal, não é indicado que engravide novamente em menos de 18 meses. Isto porque, o corpo precisa de tempo para recuperar os nutrientes e a musculatura imprescindível a uma nova gestação.

Por outro lado, especialistas apontam que, embora ainda não se saiba o motivo, não é muito interessante aguardar muito tempo para engravidar, pois isto poderia influenciar no desenvolvimento do bebê, fazendo com que ele nasça prematuro, com baixo peso e menor comprimento que o primeiro filho.

Além desta questão, é necessário pensar também em aspectos mais subjetivos, como a saúde do seu relacionamento, se ambos querem ter mais um filho, o impacto que uma nova criança trará à rotina e à qualidade de vida da família, os gastos financeiros em longo prazo e não só nos primeiros meses de vida da criança, entre diversos outros.

De toda forma, não existe regra para escolher a hora certa de ter filhos! Se estiver preparada para esta experiência e contar com o apoio de sua família, tudo dará certo! Só não se esqueça de que a partir deste momento, você é responsável por mais um ser humano no mundo e dar amor e afeto a ele será fundamental

Postagens Relacionadas

O dia 21 de junho marca o início do inverno, no Brasil, e é também quando se celebra o Dia Nacional de Controle da…
Condição crônica atinge população mais jovem devido a estilo de vida pouco saudável A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma condição…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo