Saúde da Mulher – Menopausa

A menopausa é o nome da última menstruação de uma mulher, que ocorre por volta dos 45 aos 55 anos para a grande maioria delas. Sendo que só é possível afirmar que a mulher está na menopausa se permanecer por doze meses sem menstruar.

Toda mulher já nasce com um número pré-estipulado de óvulos, que são liberados ao longo da vida – desde a menarca (primeira menstruação) até a menopausa – pelos folículos presentes nos ovários. Quando a reserva de óvulos chega ao fim, e os folículos ficam inativos, os ovários perdem sua função, fazendo com que haja uma queda significativa na produção dos hormônios estrogênio e progesterona.

É comum as pessoas confundirem a menopausa com uma fase de transição entre o período fértil e não reprodutivo da mulher, o climatério. É nesta fase que o corpo da mulher passa por uma série de mudanças e podem surgir alguns sinais e sintomas característicos como ondas de calor (fogachos), irregularidades na menstruação, alterações da libido e do humor, ressecamento vaginal, e alterações na pele, unhas e cabelos.

Apesar dos inúmeros sintomas, algumas mulheres podem passar pelo climatério sem sentir qualquer um deles e outras utilizam-se de técnicas como a reposição hormonal para amenizar ou eliminar os sintomas. Existem algumas contraindicações para a terapia de reposição hormonal, devendo esta ser criteriosamente avaliada pelo médico.  

É muito importante adotar hábitos alimentares saudáveis, praticar atividade física, evitar a ingestão de álcool, não fumar e buscar uma vida mais leve, com momentos de prazer e de interação com outras pessoas. Todas estas atitudes são estratégias para amenizar os sintomas da menopausa, mas também para buscar uma vida mais saudável e feliz. Além disso, a mulher depois da menopausa deve continuar o acompanhamento ginecológico com regularidade para avaliação da sua saúde e detecção precoce de doenças.

Postagens Relacionadas

Especialista da FSFX reforça a importância de exames regulares para diagnosticar doença silenciosa Celebrado no dia 26 de maio, o Dia Nacional de Combate…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo