Saúde e qualidade de vida na terceira idade

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que os brasileiros estão vivendo mais. A expectativa média de vida no Brasil é de 74,9 anos e vem subindo gradualmente. O avanço da tecnologia médica e o controle de doenças crônicas são os maiores responsáveis pelo aumento deste número.

Alcançar a terceira idade, portanto, já não é mais algo impensável, mas, de qualquer forma, requer cuidados para que se possa chegar bem a esta fase da vida e aproveitar da melhor forma os prazeres que ela tem a oferecer.

Algumas atitudes visam promover a saúde e a qualidade de vida, acarretando o bem-estar físico, mental, psicológico, emocional, além de favorecer os relacionamentos sociais.

Uma alimentação equilibrada e a prática regular de atividade física são importantes em qualquer idade, mais ainda na terceira idade, já que é nesta época que o corpo para de produzir diversos hormônios e vitaminas e a alimentação torna-se a porta de entrada de nutrientes no organismo. Além disso, uma alimentação balanceada tem o poder de controlar ou até prevenir doenças como diabetes e hipertensão. A atividade física, por sua vez, promove o fortalecimento ósseo e muscular, ajudando a evitar fraturas.

Outro fator muito importante para o bem-estar na terceira idade é buscar momentos de lazer e atividades que proporcionem alegria, além de compartilhar as experiências vividas e cultivar a espiritualidade, pois assim, a saúde emocional também estará preservada e o risco de depressão ou qualquer outra doença ligada ao sistema nervoso tendem a ser menos frequentes.

O nosso corpo é um conjunto onde corpo e mente devem trabalhar juntos, por isso, preserve sua saúde. Cuidar do corpo e do espírito é um ato de amor para com você mesmo.

Postagens Relacionadas

Neste mês, o Brasil se veste de amarelo não apenas por causa das Olimpíadas, mas também por uma causa nobre, o Julho Amarelo, campanha…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo