TABAGISMO: UM INIMIGO SILENCIOSO PARA A SAÚDE

Prática de fumar causa danos para quem fuma e quem convive com fumantes

A OMS considera o tabagismo um fator de risco evitável, uma vez que seu uso é uma escolha individual. Vale ressaltar que além da pessoa que fuma, aquela que convive com o fumante também é diretamente afetada.

Além do câncer, mais de 50 doenças estão associadas ao tabagismo. A nicotina aumenta a pressão arterial e a frequência cardíaca, danifica os vasos sanguíneos e promove a formação de coágulo sanguíneos. Esses efeitos combinados podem resultar em obstruções das artérias e eventos cardiovasculares graves.

Desde a criação do Dia Mundial Sem Tabaco, em 1987, observam-se avanços significativos na conscientização sobre os malefícios do tabaco e na implementação de medidas de controle do tabagismo em muitos países. No entanto, ainda há muito a ser feito para proteger a saúde pública e reduzir o impacto do tabagismo em escala global.

Cigarros eletrônicos

Nos últimos anos, tem-se observado o surgimento dos cigarros eletrônicos e dos vapes que são promovidos como alternativas para atrair as pessoas ao seu consumo, seja como uma forma de parar de fumar ou como substitutos do cigarro convencional. Um novo estudo publicado no periódico Tobacco Control aponta que o uso frequente do aparelho por adolescentes pode aumentar o risco de exposição ao chumbo e ao urânio, potencialmente prejudicando o desenvolvimento do cérebro e outros órgãos do corpo. Além disso, diversas substâncias identificadas nos vapes podem ser cancerígenas e causar dependência, assim como no cigarro convencional.

Você já conhece o +Atitude?

Voltado para oferecer apoio aos beneficiários Usisaúde, o + Atitude é um benefício do plano, atuando na promoção da saúde e prevenção de doenças. O programa conta com uma plataforma que permite aos participantes acesso à diversos conteúdos, desafios temáticos e recompensas em forma de prêmios e experiências.

O Projeto Inspirar oferece apoio, desde a fase de preparação para abandono do hábito de fumar, cessação do tabagismo, manutenção e prevenção de recaída, além do suporte para desenvolvimento de uma rotina mais saudável sem a presença do tabaco.

Acesse agora mesmo e junte-se a essa comunidade cheia de saúde e atitude!

www.maisatitude.com.br

Postagens Relacionadas

Segundo dados do Relatório Mundial sobre Visão da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 2,2 milhões de pessoas no mundo têm deficiência visual ou cegueira e,…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo