6 dicas para ajudar a controlar a ansiedade

O mundo contemporâneo nos oferece muito conforto e conveniência. No entanto, vivemos uma realidade cada vez mais acelerada e marcada pelo excesso de trabalho, cobranças e informações. Assim, deixamos o equilíbrio do corpo e da mente em segundo plano, o que pode resultar em um mal cada vez mais comum: a ansiedade. Como combatê-la? Seguem abaixo algumas dicas que podem fazer diferença e melhorar a sua qualidade de vida.

 

  1.   Pratique atividades físicas

Para quem é sedentário, esta é provavelmente a mudança de atitude mais difícil. No entanto, fazer exercícios físicos com regularidade pode se tornar uma fonte de prazer após as primeiras semanas, quando o corpo começa a se habituar à nova rotina. A atividade física eleva a produção de serotonina, substância neurotransmissora que atua no cérebro, regulando o humor, o sono, o apetite, o ritmo cardíaco, a temperatura corporal, a sensibilidade à dor, os movimentos do corpo e até as funções intelectuais. Caminhadas de meia hora, três vezes por semana, já ajudam a diminuir a ansiedade. Porém, faça da caminhada um momento de relaxamento e meditação. Neste momento desconecte-se das redes sociais e das preocupações do trabalho e tente concentrar na paisagem e nos movimentos de seu corpo.

 

  1.   Cuide bem de seu sono

Dormir bem é fundamental para estabilizar as funções do cérebro e a produção dos hormônios. Por isso, tenha especial atenção ao conforto de seu quarto e de sua cama. Evite manter aparelhos eletrônicos em seu dormitório ligados, como TV, tablet e videogame. Opte por uma luz suave e um colchão de boa qualidade, bem como roupas de cama macias e levemente perfumadas. Tente estabelecer uma rotina de oito horas diárias de sono nesse ambiente especialmente preparado para o seu repouso. Você perceberá a diferença que essas simples atitudes promoverão no controle da ansiedade e do estresse.

 

  1.   Alimente-se de forma saudável

Quantas vezes você substituiu o seu almoço por um lanche rápido, cheio de gorduras e açúcares? Sabemos que o nosso organismo necessita de muito mais energia para processar alimentos hipercalóricos, reduzindo a nossa disposição e aumentando a sensação de cansaço, o estresse e a ansiedade. Uma alimentação balanceada, composta por frutas, vegetais frescos e ômega 3 (encontrado em peixes) é uma ótima alternativa para manter a mente saudável e reduzir a ansiedade.

 

  1.   Inicie uma atividade artística

Escrever, pintar, dançar, tocar um instrumento musical ou fazer aulas de teatro são excelentes formas para estimular o poder de concentração e a capacidade criativa. Esses exercícios diminuem a ansiedade ao exigirem foco e, ao mesmo tempo, proporcionam um sentimento de prazer e de realização quando percebemos que os resultados são agradáveis aos nossos sentidos.

 

  1.   Fique atento à sua respiração

Poucas pessoas param para prestar atenção ao modo como estão respirando. Respirar profundamente, enchendo a caixa torácica, contraindo e distendendo o diafragma, aumenta o fluxo de oxigênio no organismo e melhora os processos mentais. Faça uma experiência. Sente-se de forma ereta e confortável, respire profundamente por cinco minutos, com os olhos fechados, e concentre-se no ar que entra e sai de seu corpo. Em seguida, abra os olhos e perceba a diferença.

 

  1.   Entregue-se à música

A ciência já comprovou que as ondas sonoras têm grande influência em nossas vidas. Quando moléculas de água são expostas à música erudita, ao jazz ou ao blues, elas assumem formas harmoniosas, belas e simétricas. Contudo, quando essas mesmas moléculas são atingidas por ritmos agressivos (trash metal, por exemplo) ou sem harmonia, elas tendem a estabelecer formatos assimétricos, desequilibrados e indefinidos. Lembre-se que o nosso corpo é composto por 70% a 75% de água. Portanto, reserve um tempo do seu dia para se deitar em um local confortável, sob uma luz amena, escolha uma boa música e feche os olhos. Seu corpo e sua mente agradecem.

Postagens Relacionadas

A Fundação São Francisco Xavier estará presente em mais uma edição da tradicional feira de negócios do Vale do Aço, a Expo Usipa, que…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo