Adolescência e transformação

A palavra “adolescência” significa “crescer para”, ou seja, é uma fase de preparação para o que está por vir. Um momento muito importante que deve ser vivenciado de forma especial.

É comum nesse período que as pessoas sintam-se sozinhas, confusas e incompreendidas. Por isso, a melhor opção é buscar o autoconhecimento, orientações e o apoio de seus familiares ou de profissionais da área da saúde e educação.

A seguir listaremos quatro cuidados para se ter com os adolescentes, com o objetivo de tornar essa fase menos traumática e repleta de aprendizados.

  1. ESTAR AO SEU LADO E AJUDÁ-LO A ENTENDER SUAS PRÓPRIAS VONTADES E ENCARAR SEUS MEDOS

A falta de compreensão por parte dos pais, ou das pessoas em que o adolescente confia, pode gerar conflitos de confiança e de caráter e, em alguns casos, levar à depressão de alguns adolescentes.

  1. EXPLICAR A ELES QUE TODAS AS MUDANÇAS SÃO IMPORTANTES

Deixar claro que as mudanças que estão acontecendo e que irão acontecer no seu corpo e em sua mente, como o início do desejo sexual, são muito importantes. Não delegar esta função à escola ou deixar que os amigos ensinem de maneira imprópria.  A participação dos pais é muito importante neste momento para evitar problemas futuros, como gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

  1. A IMPORTÂNCIA DA BOA ALIMENTAÇÃO E DA PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS

Mostrar ao adolescente, através de exemplos, que a boa alimentação e a prática de exercícios físicos são necessárias, pois garante uma vida muito mais saudável. Esta é uma boa hora para incentivar a realização de atividades físicas, já que o adolescente ainda possui a disposição da criança e tempo para realizá-las. E é nesta fase que se adquire o hábito com maior facilidade.

  1. VISITAR O MÉDICO PARA UMA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

Para as mulheres, é muito importante ir ao ginecologista, logo após a primeira menstruação, ou se for demonstrado interesse, ainda antes. Algumas adolescentes têm receio em perguntar certas coisas à mãe e por isso o apoio do profissional de saúde pode ser um grande e útil facilitador. Além disso, os exames ginecológicos são necessários à saúde da mulher.

Os homens também devem receber orientação de um profissional da saúde quanto as transformações no seu corpo, com o objetivo de evitar problemas de autoestima, e ser sensibilizado desde cedo para os cuidados com a saúde.

O mais importante neste momento é estar ao lado do adolescente e ajudá-lo a sanar todas as suas dúvidas, pois só assim, ele terá consciência da importância dessa etapa para seu desenvolvimento como pessoa.

Postagens Relacionadas

O dia 21 de junho marca o início do inverno, no Brasil, e é também quando se celebra o Dia Nacional de Controle da…
Condição crônica atinge população mais jovem devido a estilo de vida pouco saudável A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma condição…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo