Alimentação aos dois anos de idade

Os primeiros anos de vida são essenciais para o crescimento e desenvolvimento físico e mental da criança, e uma alimentação saudável é responsável por proporcionar ao organismo a energia e os nutrientes necessários para o bom desempenho de suas funções e para a manutenção de um bom estado de saúde.

É também nesta fase que se formam os hábitos alimentares, por isso, a variedade de alimentos é fundamental para que a criança se acostume aos sabores e esteja sempre disposta a experimentar novos alimentos, ampliando a diversidade e a qualidade de sua alimentação.

Além disso, a boa alimentação é responsável também por evitar a ocorrência de problemas cardíacos e doenças como anemia e obesidade, muito frequentes nesta faixa etária.

Alguns cuidados contribuem para a promoção da alimentação saudável nos primeiros anos de vida, como, por exemplo:

– Dar somente leite materno até os seis meses e respeitando sempre a vontade da criança. Não sendo necessário oferecer água, chás ou qualquer outro alimento.

– A partir dos seis meses, oferecer de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo o leite materno até os dois anos de idade ou até que a criança sinta necessidade.

– A alimentação complementar deve ser oferecida sem rigidez de horários, respeitando-se sempre a vontade da criança. E, desde o início, deve ser oferecida de colher e com consistência pastosa (papas/purês). Gradativamente, aumentar a consistência até chegar à alimentação da família.

– Oferecer à criança diferentes alimentos ao dia. Uma alimentação variada é uma alimentação colorida.

– Estimular o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições. Assim, como o consumo diário de líquidos, dando preferência para água e sucos naturais.

– Evitar nos primeiros anos de vida o açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas.

Postagens Relacionadas

O dia 21 de junho marca o início do inverno, no Brasil, e é também quando se celebra o Dia Nacional de Controle da…
Condição crônica atinge população mais jovem devido a estilo de vida pouco saudável A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma condição…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo