Alimentação no inverno: dicas para não perder o controle

Tempo de leitura: 4 minutos

Conteúdo atualizado em 29/06/2021

Com a chegada do inverno, devemos nos preocupar em manter uma alimentação adequada e saudável. As temperaturas baixas, típicas da estação, são bastante favoráveis à escolha de opções quentes e calóricas, que trazem maior saciedade e aumentam a sensação de calor, como fondue, caldos mais encorpados, queijos amarelos, e chocolate quente, dentre outras opções.

Para te ajudar na missão de passar pela estação mais fria do ano com uma alimentação saudável e gostosa, listamos algumas dicas essenciais.

Como manter uma alimentação saudável no inverno?

Embora não seja necessário mudarmos a composição das nossas refeições durante as diferentes estações do ano, desde que os hábitos alimentares já sigam os princípios de uma alimentação saudável, selecionamos algumas dicas para manter uma boa alimentação no inverno.

Ingestão de líquidos

Não abra mão do consumo de líquidos mesmo no frio. Ainda que você não veja a perda deles por meio do suor, seu corpo elimina por meio da urina e respiração. Como o corpo necessita de água para desempenhar suas funções vitais, se atente ao consumo de quantidade adequada ao longo do dia.

Uma dica para aumentar o consumo de líquidos durante os períodos mais frios é ingerir água saborizada (com gotas de limão ou folhas de hortelã, por exemplo) e ter uma garrafinha sempre ao lado.

Consumo de saladas

Embora o consumo de saladas diminua em épocas de frio, se atente para a variedade de alimentos. Quanto mais colorido for o prato, maior a quantidade de nutrientes ele contém. Para isso, diversifique nas combinações entre hortaliças cruas e cozidas, e inclua no cardápio sopas, caldos e cremes de verduras e legumes, que são riquíssimos em nutrientes, mas, sem exageros! Combine com fontes de proteínas como carnes magras e ovos. Além disso, são refeições aconchegantes e que trazem bem-estar ao organismo.

Sobremesas

Se sua preocupação diz respeito às sobremesas, que tal experimentar frutas cozidas para saciar a vontade por doces? Consumir banana, abacaxi ou maçã assadas ou cozidas com canela são opções saborosas e nutritivas. Além disso, as frutas possuem fibras, que, dentre outras funções, irão auxiliar no funcionamento do intestino.

Chocolate quente

Quando estiver com vontade de consumir um chocolate quente, em dias de temperatura baixa, existe a possibilidade de consumir esse item de forma mais saudável. Para isso, opte pelo preparo com chocolate acima de 70% de cacau. Mas, apesar dos efeitos benéficos do cacau, a preparação é calórica e precisa ser consumida com moderação!

Fondue

A variedade na composição deste prato é grande, podendo ser preparado com diferentes tipos de queijos, chocolate e/ou caramelo, e acompanhados de carnes, pães, frutas e doces. Para se tornar uma preparação menos calórica, opte por queijos brancos e carnes magras, e sirva legumes como acompanhamento; e para a sobremesa, utilize chocolate acima de 70% de cacau e frutas, em substituição aos doces.

Independente da época do ano, coloque em prática suas habilidades culinárias e faça escolhas adequadas, dando preferência aos alimentos em suas versões naturais e evitando os industrializados. Dessa forma, é possível manter uma alimentação no inverno saudável e ao mesmo tempo saborosa. Para uma orientação individualizada, o nutricionista é o profissional que irá ajustar sua alimentação, de acordo com suas necessidades..

No inverno, também é preciso ter atenção quanto às doenças respiratórias. Para saber mais sobre elas, continue no blog e boa leitura!

Referências:

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Saiba como manter uma alimentação mais saudável no inverno. 2020. Disponível em: <https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/saiba-como-manter-uma-alimentacao-mais-saudavel-no-inverno/>.Acesso em: 22 Abr. 2021.

SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Inverno pede cuidados com a alimentação. Confira as dicas. 2019. Disponível em: <https://www.agricultura.sp.gov.br/noticias/inverno-pede-cuidados-com-a-alimentacao-confira-as-dicas/>. Acesso em: 22 Abr. 2021.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Alimentação no Inverno. 2019. Disponível em: <https://www.blogs.unicamp.br/nutricaoeciencia/2019/08/09/alimentacao-no-inverno/>. Acesso em: 22 Abr. 2021.

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