Saiba como cuidar da alimentação em dias quentes

Tempo de leitura: 4 minutos

Conteúdo atualizado em 13/01/2021

Se no frio consumimos comidas mais quentes e que, muitas vezes são mais calóricas, no calor, em que a temperatura interna do nosso corpo está mais elevada, a tendência é consumirmos alimentos mais refrescantes. Além disso, é importante atentarmos para a quantidade e qualidade dos alimentos que estamos ingerindo, para garantirmos uma alimentação adequação e saudável, independente da época do ano.

Outro ponto importante que deve ser levado em consideração é que no calor transpiramos mais. E como o suor é constituído de água e sais minerais, precisamos garantir a oferta adequada destes elementos, e assim, evitar possíveis quadros de desidratação.

Como se alimentar adequadamente em dias quentes?

A recomendação é seguirmos uma alimentação saudável e equilibrada, ao longo de todo o ano, mas alguns cuidados com a alimentação em dias mais quentes devem ser levados em consideração. Confira algumas orientações práticas de como planejar sua alimentação neste período.

Prefira!

Alimentos “leves”, de fácil digestão, como frutas, verduras e legumes. Esses alimentos são ainda mais importantes, nesse período, por auxiliarem na hidratação e na reposição de minerais. Inclua frutas com alto teor de água, como melancia, abacaxi, laranja; e hortaliças cruas variadas, como alface, agrião, escarola, rabanete, cenoura, pepino, tomate, dentre outros, pois proporcionam a sensação de refrescância.

Faça combinações com alimentos dos outros grupos, incluindo alimentos integrais e carnes magras. Opte também por leite e derivados menos gordurosos.

E quando sentir aquela vontade de se refrescar com um sorvete ou picolé, opte pelos sabores de frutas, ou prepare uma versão caseira, processando frutas congeladas.

Evite!

Alimentos e preparações gordurosas e frituras, pois a digestão é mais lenta e pode provocar sensação de mal-estar e fadiga. Evite também o consumo excessivo de açúcar e doces, e de produtos ultraprocessados.

Não se esqueça da água

A melhor maneira de se hidratar é através da ingestão de água!  Água de coco, chás e sucos de frutas sem adição de açúcar também podem auxiliar na hidratação, além de saladas e frutas suculentas. 

Mas atenção, não substitua a água por bebidas adocicadas, como refrigerantes, néctares, sucos artificiais e bebidas alcoólicas. 

Qual deve ser o consumo ideal de água por pessoa?

O cálculo é feito com base no peso do indivíduo. Para um adulto saudável, o ideal é beber, em média, 35 mL para cada quilo corporal. Ou seja, uma pessoa que tenha 50 quilos deve ingerir, ao menos, 1,75 litros por dia, ao passo que uma pessoa de 70 quilos deve beber 2,45 litros.

Quais cuidados tomar com os alimentos?

Outro ponto importante durante o verão está relacionado ao cuidado necessário com os alimentos, pelas altas temperaturas, uma vez que o risco de proliferação de microrganismos, que provocam infecção/intoxicação alimentar é maior. Por essa razão, produtos que necessitam de refrigeração, como leites, queijos, iogurtes, carnes, entre outros, devem ficar pouco tempo expostos à temperatura ambiente. 

Quando for fazer compras, o recomendado é que leve uma bolsa térmica, item que contribui para manter a sua temperatura. Atente-se também a higiene do local e frescor dos alimentos.

Preocupar-se com a alimentação em dias quentes contribuirá para que você se mantenha saudável e bem hidratado. Aproveite para aprimorar suas habilidades culinárias e criar pratos com ingredientes naturais e refrescantes.

Para saber um pouco mais sobre alimentação e saúde, continue no blog e boa leitura!

Referências:

AGÊNCIA MINAS. Calor exige cuidados redobrados com a saúde. Disponível em: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/calor-exige-cuidados-redobrados-com-a-saude. Acesso em: 21 dez. 2020.

PREFEITURA DE PORTO ALEGRE. Época de calor pede cuidados com alimentação e hidratação. Disponível em: https://prefeitura.poa.br/sms/noticias/epoca-de-calor-pede-cuidados-com-alimentacao-e-hidratacao. Acesso em: 21 dez. 2020.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. VERÃO: Saiba como se alimentar bem durante o calor. Disponível em: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/53148-verao-saiba-como-se-alimentar-bem-durante-o-calor. Acesso em: 21 dez. 2020.

SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Verão pede alimentação leve e muita hidratação nos dias quentes. Disponível em: https://www.sc.gov.br/noticias/temas/saude/verao-pede-alimentacao-leve-e-muita-hidratacao-nos-dias-quentes. Acesso em: 21 DEZ. 2020.

Postagens Relacionadas

Condição crônica atinge população mais jovem devido a estilo de vida pouco saudável A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma condição…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo