Alimentos que estimulam a produção de leite materno

O nascimento do bebê é um momento pleno na vida da mamãe, mas os primeiros dias de vida são de bastante apreensão, pois muitas delas acreditam que não terão leite suficiente ou de qualidade para alimentar o filho.  O leite materno é um alimento completo para o recém-nascido e a amamentação exclusiva é de suma importância para seu crescimento, desenvolvimento e imunidade.

Embora muito se ouça sobre alimentos que estimulam a produção de leite materno, muitos deles são mitos. Não tem comprovação científica, por exemplo, beber cerveja preta. Ela é uma bebida alcoólica como qualquer outra e por isto não deve ser consumida por mulheres que estejam amamentando.

As escolhas dos alimentos pela mãe refletirão no desenvolvimento, imunidade e bem-estar da criança – visto que alguns alimentos podem causar cólicas e desconforto.

O ideal para aumentar a produção de leite materno é que a mãe beba muita água (cerca de quatro litros), alimente-se bem, descanse, evite situações de estresse e amamente sempre que a criança quiser, pois quanto mais o bebê suga, mais o corpo produz leite. Além disso, é fundamental que o bebê pegue o peito corretamente para sugar sem esforço e sem causar ferimentos no seio da mãe.

Caso seu filho não esteja conseguindo mamar, busque orientações com um enfermeiro e com o pediatra da criança. E não utilize leite em pó ou complementos sem orientação médica.

Postagens Relacionadas

Especialista da FSFX reforça a importância de exames regulares para diagnosticar doença silenciosa Celebrado no dia 26 de maio, o Dia Nacional de Combate…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo