SAÚDE MENTAL NA MATERNIDADE

Apoio e conhecimento podem ajudar mães a enfrentarem os desafios da maternidade

A chegada de um bebê traz mudanças significativas na vida da mulher. A adaptação ao novo papel de mãe, os cuidados com o recém-nascido, as alterações hormonais e o impacto emocional podem desencadear uma série de desafios psicológicos.

Há um forte estigma social em torno de temas ligados à saúde mental e quando ele se estende ao campo materno esse estigma é ainda mais reforçado. No entanto, assistimos a um alarmante crescimento dos casos de depressão, ansiedade, ideação suicida e transtorno bipolar entre as mães.

Ao discutir a saúde mental na maternidade, é fundamental criar um ambiente de apoio e compreensão, onde as mães se sintam confortáveis para expressar suas preocupações e buscar ajuda. O reconhecimento dos desafios e a implementação de estratégias de suporte podem fazer uma diferença significativa no bem-estar das mães e, consequentemente, no desenvolvimento saudável dos bebês. Algumas medidas podem ser adotadas para o auxílio e suporte como:

  • Procurar informações sobre saúde mental materna, assim você poderá oferecer apoio e compreensão.
  • Oferecer apoio emocional, ser paciente e compassivo.
  • Oferecer ajuda prática com tarefas domésticas, cuidados com o bebê para que a mãe possa descansar.
  • Incentivar o autocuidado e encorajar a mãe a reservar um tempo para si mesma.
  • Promover a conexão social incentivando mãe a se conectar com outras mães, seja em grupos de apoio presenciais ou on-line.

Se uma mãe estiver enfrentando dificuldades significativas, incentive-a a procurar ajuda profissional de um médico, psicólogo ou outro profissional de saúde mental qualificado.

Você já conhece o +Atitude?

Voltado para oferecer apoio aos beneficiários Usisaúde, o + Atitude é um benefício do plano, atuando na promoção da saúde e prevenção de doenças. O programa conta com uma plataforma que permite aos participantes acesso à diversos conteúdos, desafios temáticos e recompensas em forma de prêmios e experiências.

Projeto Gerar – Saúde da mamãe e do bebê

Com foco na gestação saudável, o Projeto Gerar acompanha desde o período de preparação para a gravidez até o nascimento do bebê, além de oferecer uma jornada dedicada aos futuros papais abordando diversos aspectos da saúde física e emocional.

Projeto Buscar – Saúde Mental

Com o objetivo de promover o bem-estar e prevenir o adoecimento, o Projeto Buscar trabalha com técnicas e ações que visam o desenvolvimento de habilidades que contribuem para lidar com o dia a dia preservando a saúde mental.

Acesse agora mesmo e junte-se a essa comunidade cheia de saúde e atitude!

www.maisatitude.com.br

Postagens Relacionadas

Condição crônica atinge população mais jovem devido a estilo de vida pouco saudável A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma condição…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo