ASAS DO BEM: parcerias que salvam vidas em cada canto do Brasil

Empresas áreas são essenciais na corrida contra o tempo para quem precisa de um transplante

Quando uma família diz “sim” para a doação dos órgãos de um ente querido que acaba de falecer, centenas de pessoas começam a trabalhar para salvar vidas! 

Desde 2001, as companhias aéreas nacionais transportam gratuitamente órgãos, tecidos e equipes médicas para transplantes. Por meio de um acordo com Ministério da Saúde, Central Nacional de Transplantes, Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA) e operadores aeroportuários, elas contribuem para que o Brasil mantenha o maior sistema público de transplantes do mundo. 

Hoje, as companhias aéreas são responsáveis por transportar mais de 90% de órgãos e tecidos que conseguem chegar a tempo aos pacientes graças à agilidade do avião.

Cada minuto conta 

As aeronaves que levam materiais para transplantes têm prioridade de pouso e decolagem e os recipientes com os órgãos viajam sob cuidados especiais da tripulação ou acompanhados de uma equipe médica. O trabalho em equipe é fundamental para que o transporte ocorra em tempo hábil. 

Doação

Em setembro é realizada em todo o Brasil, a campanha de conscientização para Doação de Órgãos. Apesar de o País ser considerado referência mundial de transplantes, o número de doações efetivas ainda é baixo em relação ao número de pessoas que aguardam na lista.

Para doar órgãos e tecidos não é necessário deixar nada por escrito. Basta comunicar a família, dizendo: “Quero ser doador de órgãos”. A doação só acontece após a autorização familiar documentada, pois quando a pessoa não avisa, a família pode acabar ficando em dúvida.

Os órgãos doados vão para pacientes que necessitam de um transplante e estão aguardando em uma lista única, definida pela Central de Transplantes da Secretaria de Saúde de cada estado e controlada pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT).

Diga sim à vida e seja também um doador.

Postagens Relacionadas

Especialista da FSFX reforça a importância de exames regulares para diagnosticar doença silenciosa Celebrado no dia 26 de maio, o Dia Nacional de Combate…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo