Atividade física na terceira idade

Práticas regulares de exercícios promovem benefícios para a saúde e o bem-estar

A prática regular das atividades físicas é uma importante aliada na prevenção de doenças e na promoção da saúde. Uma vida ativa não precisa estar restrita a atividades intensas. Incorporar movimento ao cotidiano, como caminhar, subir escadas em vez de usar o elevador, ou praticar alongamentos, promovem benefícios significativos.

Redução da pressão arterial, aumento dos níveis do colesterol bom (HDL) e diminuição dos níveis do colesterol ruim (LDL) são alguns dos benefícios de uma rotina de exercícios. Na terceira idade, as atividades físicas desempenham um papel ainda mais crítico na qualidade de vida e bem-estar dos idosos, tendo impactos positivos como:

  • Saúde cardiovascular: melhora da circulação sanguínea, fortalecimento do coração e redução dos riscos de doenças cardiovasculares, como doença arterial coronariana, hipertensão arterial e acidente vascular cerebral.
  • Saúde óssea e muscular: à medida que envelhecemos, nossos ossos tendem a se tornar mais frágeis, aumentando o risco de osteoporose e quedas. Os exercícios de resistência como levantamento de peso, ajudam a fortalecer os músculos, reduzindo o risco de queda e melhoram a mobilidade.
  • Equilíbrio e prevenção de quedas: exercícios que trabalham o equilíbrio são essenciais para os idosos, pois ajudam a prevenir quedas e suas consequências graves, como fraturas.
  • Cognição e função cerebral: há evidências crescentes de que o exercício pode melhorar a função cognitiva em idosos e ajudar a reduzir o risco de declínio cognitivo relacionado à idade.
  • Controle da diabetes: o exercício ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, o que é especialmente benéfico para os idosos com diabetes tipo 2.

A prática regular de exercícios físicos está associada também a uma redução do estresse e da ansiedade, promovendo uma melhoria na qualidade do sono e do humor.

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