Atividades físicas que ajudam a controlar ansiedade

A rotina estressante é uma realidade na vida de muitas pessoas, e esse estresse acumulado acaba desencadeando muitos problemas emocionais, entre eles, a ansiedade e a depressão. Essas doenças, além de provocarem queda na produtividade, afetam também o nosso organismo como um todo.

Uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que o Brasil está no topo do ranking dos países com maior índice de ansiedade. O estudo indica que cerca de 23,9% da população sofre com a doença. O país também é um dos mais depressivos, ocupando o 5º lugar na lista.

A partir do século 20, quando a população mundial passou a sofrer diversas mudanças comportamentais, os pesquisadores da área passaram a estudar os benefícios da atividade física na saúde do ser humano.

Benefícios da atividade física para a saúde mental:

  • Reduz o aparecimento de sintomas da ansiedade e da depressão;
  • Aumenta a capacidade de lidar com os fatores de estresse;
  • Melhora a autoestima;
  • Melhora a capacidade de concentração;
  • Contribui para a maior qualidade do sono.

Seja de forma isolada ou combinada a tratamentos específicos recomendados por um médico, a prática de atividade física é sempre uma boa escolha!

Diante disso, trouxemos alguns exercícios que vão te ajudar a combater a ansiedade:

1 – Corrida e caminhada

A corrida e a caminhada, além de auxiliarem no bom condicionamento físico, dá mais fôlego e ajuda a emagrecer. Por isso, é uma atividade tão procurada por quem quer perder peso e aumentar a autoestima.

Para ajudar a combater a ansiedade, especialistas da área da saúde recomendam que os usuários pratiquem atividades físicas aeróbicas moderadas. Sendo, portanto, exercícios que exigirão bastante energia do seu corpo que, em troca, produzirá muita endorfina, noradrenalina e serotonina, hormônios que dão a sensação de bem estar e felicidade.

2 – Pedalar

Andar de bicicleta é um exercício que pode ser feito ao ar livre ou dentro de academias. Independente de onde, essa é uma atividade extremamente benéfica para o corpo e mente. Assim como a corrida e caminhada, pedalar também melhora o condicionamento físico e trabalha todos os músculos ao mesmo tempo. Além disso, favorece a saúde do coração e é extremamente prazeroso.

Andar de bicicleta trabalha muito a confiança, o equilíbrio e a respiração, sendo assim, age no controle da ansiedade e do estresse. Praticar pelo menos duas vezes por semana já é o suficiente para sentir os benefícios.

3. Meditação

A meditação é uma técnica que trabalha a respiração, a concentração e, principalmente, o relaxamento do corpo e da mente. A prática liberta os pensamento de informações negativas, dando lugar aos pensamentos positivos. Eles, por sua vez, atuam no sistema nervoso parassimpático, responsável por acalmar a mente.

Meditar, portanto, ajuda no bom funcionamento do corpo e no equilíbrio emocional, o que garante melhor qualidade de vida.

Trabalhar a respiração com os movimentos do Yoga também auxiliam no alinhamento corporal e na melhora do ciclo respiratório.

Combater a ansiedade com a prática de exercícios físicos é a melhor forma de recuperar o prazer em viver. Encontre o exercício que mais gosta e adote-o em sua rotina para viver melhor!

Gostou das dicas? Quer saber mais sobre saúde e bem-estar? Confira nosso post e siga-nos em nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades!

Postagens Relacionadas

O dia 21 de junho marca o início do inverno, no Brasil, e é também quando se celebra o Dia Nacional de Controle da…
Condição crônica atinge população mais jovem devido a estilo de vida pouco saudável A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma condição…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo