Atividades para fazer com os filhos em casa

Conteúdo atualizado em 14/08/2020.

Desde o início de 2020, quando o primeiro caso de Covid-19 foi confirmado no Brasil, o distanciamento social é o método mais indicado entre as principais formas de evitar a proliferação da doença. 

Nesse sentido, escolas municipais, estaduais e privadas precisaram suspender as suas aulas. As crianças, apesar de serem um grupo de menor risco para a doença, podem transmiti-la para seus pais e avós, necessitando também de cuidados e atenção. 

Em meio a esse contexto, quais atividades para fazer com os filhos em casa podem ser adotadas como forma de distraí-los? Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você possa se inspirar e mantê-los ativos durante este momento. Boa leitura!

Acampamento na sala

Tem coisa mais divertida do que aproveitar da imaginação fértil dos pequenos? Brincar de acampamento na sala permitirá que vocês possam viajar para os mais diversos lugares sem nem mesmo sair de seu lar. “Defina um destino” com as crianças e monte o seu acampamento!

Caso não tenha barracas, não se preocupe! Afinal, lençóis e papelão serão de grande serventia para que vocês possam construir uma barraca e ainda personalizá-la.

Festival de cinema

Prepare a pipoca para o festival de cinema. Com o crescimento dos serviços de vídeos em plataformas online, ficou muito mais fácil ter a oportunidade de selecionar variados filmes para assistir e se divertir. 

Escolha as produções que farão parte de seu “evento”. Monte a sala ou o quarto de um jeitinho que vai lembrar as salas de cinema, além de deixar algumas guloseimas preparadas para o consumo durante o filme. 

Organize uma caça ao tesouro

A caça ao tesouro nada mais é do que combinar com as crianças que elas vão precisar encontrar alguma coisa em casa e, para isso, devem decifrar pistas.

Ficar em casa durante a quarentena pode contribuir para trazer novas oportunidades de diversão e aprendizado, além dos brinquedos digitais. A caça ao tesouro é um bom exemplo, e envolve nada mais do que encontrar algo ao final, recebendo pistas ao longo da busca. Apresente dicas para os pequenos apenas se eles acertarem perguntas relativas a conhecimentos gerais.

Assim, você terá a oportunidade de trazer assuntos escolares e contribuir para o ensino de forma diferenciada, incentivando o gosto por novos conhecimentos. 

Escrevam um livro juntos

Outra atividade que contribuirá para o ensino das crianças. Use a imaginação e escrevam um livro juntos! Para isso, faça uma “reunião” para vocês definirem o início deste roteiro. Comecem imaginando quem serão as personagens e quais serão os desafios que elas enfrentarão ao longo dessa jornada.

Traga a noção de espaço para essa história, escolha uma época na qual ela se passará e comece o desenvolvimento. Aqui, o ideal é que você deixe que a própria criança defina todas as pontuações. Não tem problema se tudo for muito fantasioso. Afinal, o que vale é o incentivo da escrita desde os anos iniciais.

Concurso de receitas

A participação de todos no preparo das refeições é prazerosa e também educativa. Então, nada melhor que convocar os pequenos para a cozinha! As crianças podem se envolver no momento do preparo dos alimentos, em funções que não ofereçam riscos. Vocês podem promover um concurso de receitas ou um festival gastronômico, onde todos da casa deverão experimentar os pratos e dar notas. Dependendo da idade da criança, ela poderá preparar sozinha algum prato ou alternar com quem ela irá preparar os alimentos. 

Aproveite o momento para apresentar novos alimentos e incentivar a criação de hábitos alimentares saudáveis.

Além destas atividades, podem colocar as habilidades em prática e construir brinquedos, aprender pequenas tarefas domésticas e ainda cuidar das plantas.

Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre atividades para fazer com os filhos durante a quarentena. Conforme abordado, é essencial esse período de isolamento até que a pandemia se desacelere no Brasil. Para diminuir a agitação dos pequenos, use a imaginação e divirtam-se juntos com as mais variadas brincadeiras!

Deseja fazer atividades físicas em casa durante esse período? Continue no blog e confira nosso outro artigo!

Referências:

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Diário de uma pandemia: 5 dicas para orientar pais e crianças. Disponível em: https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-exercitar-mais/diario-de-uma-pandemia-5-dicas-para-orientar-pais-e-criancas . Acesso em: 31 jul. 2020.

MINISTÉRIO DA MULHER, DA FAMÍLIA E DOS DIREITOS HUMANOS. Manual Brincarte — um guia de brincadeiras para fortalecer crianças e famílias em tempo de coronavírus. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2020-2/marco/mmfdh-lanca-guia-de-brincadeiras-para-a-quarentena/manualbrincarte.pdf.  Acesso em: 31 jul. 2020.

Postagens Relacionadas

A Fundação São Francisco Xavier estará presente em mais uma edição da tradicional feira de negócios do Vale do Aço, a Expo Usipa, que…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo