O que é e qual a importância dos hábitos de autocuidado

Tempo de leitura: 10 minutos

O autocuidado é uma clara demonstração de amor-próprio, é cuidar do que é seu gerenciando bem as emoções e os cuidados com a saúde, o que impacta positivamente na qualidade de vida e bem-estar. Em um momento tão difícil como o da pandemia da Covid-19, manter a saúde mental e física em dia, é fator primordial para atravessar esse período turbulento. 

Mas, qual a importância do autocuidado para a saúde do organismo? Continue a leitura e veja também os diferentes tipos de autocuidado e quais os possíveis resultados dessa prática!

Por que cuidar de si mesmo é tão importante?

De modo geral, cada um é responsável pelo que sente, pensa e deseja para a vida no presente e no futuro. A maneira como seguir essa trajetória é uma escolha, portanto, cuidar de si próprio colabora para que seja uma caminhada saudável, ainda que diante dos percalços. 

Quanto melhor uma pessoa se sentir, física e mentalmente, mais positiva será sua visão dos problemas. Isso quer dizer que uma pessoa saudável tem mais força, coragem e leveza para enfrentar os desafios impostos pela vida em sociedade. 

O autocuidado é um convite ao autoconhecimento, são práticas que nos conectam ao presente para uma melhor clareza e flexibilidade nas tomadas de decisões. Cuidar de nós mesmos com carinho possibilita que cuidemos melhor de outros Assim, além de se sentir bem, certamente se tornará inspiração, transformando a existência das pessoas com as quais cruzar em sua jornada de vida. Encontrar o equilíbrio para um corpo são e uma mente sã é premissa básica do autocuidado.

Quais são os tipos de autocuidado e o que esperar dessa prática?

Existem diferentes tipos de autocuidado, com objetivos e práticas distintas que, ao final, levarão a um só resultado – manter o corpo e a mente saudáveis para uma vida plena. Conheça algumas práticas de autocuidado! 

Alimentação saudável

Uma alimentação balanceada oferece os nutrientes e a energia que o corpo precisa para cumprir a rotina do dia a dia. Para conseguir manter uma boa alimentação está cada dia mais difícil diante de tantos obstáculos tais como: falta de tempo, maior disponibilidade de alimentos práticos e não saudáveis, e principalmente, falta de organização na rotina para conseguir selecionar, adquirir e disponibilizar os alimentos saudáveis no dia a dia. Organize o uso do tempo destinado às refeições para facilitar o acesso aos alimentos saudáveis nos ambientes em que você transita.

A alimentação adequada e saudável é colorida, variada e prioriza o consumo de alimentos naturais, evitando o consumo de alimentos industrializados. As cores dos alimentos estão relacionadas aos nutrientes contidos neles, por isso consuma de todos os grupos de alimentos com equilíbrio, regularidade e procure se alimentar com tranquilidade e atenção. 

Se manter hidratado auxilia no aproveitamento dos nutrientes da alimentação saudável e  colabora para manter o bom funcionamento do organismo, além de fortalecer o sistema imunológico. Beba em média 2 litros de água diariamente.

Prática de atividades físicas

O exercício físico além de manter o corpo ativo, ajudam no tratamento dos sintomas de estresse e depressão. Pessoas ativas tem uma melhor qualidade de vida e correm menos riscos de desenvolverem problemas de saúde como doenças cardíacas, diabetes tipo 2, obesidade e alguns tipos de câncer. Com a prática regular, aos poucos, é possível vencer o sedentarismo e perceber seus benefícios — melhoria do sono, do humor, da concentração e da coordenação corporal, como um todo. 

Crie uma rotina de atividades físicas, use as tarefas domésticas como aliados, opte pelas escadas ao invés de elevador, ande pela casa, explore aulas online com treinos e alongamentos em diversas modalidades e ouça suas músicas favoritas acompanhadas de uma dança.  

Descanso

Em meio a uma rotina acelerada sujeita a mudanças comportamentais e apreensão provocadas por situações atípicas, é primordial colocar o corpo e a mente em descanso. As pessoas andam mais ansiosas e estressadas, e isso tem afetado o equilíbrio fisiológico. Uma boa noite de sono possibilita ter maior discernimento para lidar e resolver os problemas e é fundamental para o corpo e a mente manterem um metabolismo saudável. 

É importante cuidar e trabalhar no controle da ansiedade, para melhora da atenção e regulação emocional — ouvir uma música, ler um livro, meditar, ou assistir a um filme, são boas formas de descansar e cuidar da saúde mental. 

A meditação é uma técnica simples de autocuidado que tem ajudado muitas pessoas no controle e gerenciamento das emoções. A técnica da atenção plena é uma forma de se conectar com todos os sentidos do momento presente auxiliando no desenvolvimento da mente, trazendo mais clareza e flexibilidade adaptativa. 

Atenção primária em saúde

O pontapé inicial do autocuidado é a prevenção, por isso, a atenção primária em saúde é uma das práticas mais importantes para quem deseja cuidar de si mesmo. O ideal é buscar orientação e apoio da sua equipe de referências, antes que um problema se torne algo mais grave.

Tanto o corpo, quanto a mente dão sinais diante de um incômodo, por isso, ao perceber que a saúde mental ou física está comprometida, não hesite em buscar ajuda.

O autocuidado é uma responsabilidade individualizada que requer atitudes e comportamentos de prevenção à saúde do corpo e da mente, para se manter bem. Por isso, cada pequeno gesto diário colabora para uma vida feliz e equilibrada.

Se você gostou do post, aproveite a visita para ler mais um artigo, dessa vez, sobre a importância do acompanhamento e da prevenção para manter a saúde em dia!

Referências:

FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS (FIEMG). Autocuidado é coisa de homem, sim!. 2020. Disponível em: <https://www7.fiemg.com.br/noticias/detalhe/autocuidado-e-coisa-de-homem-sim->. Acesso em: 17 Jun. 2021.

MINISTÉRIO DA SAÚDE; FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ). Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia Covid-19: Orientações aos trabalhadores dos serviços de saúde. 2020. Disponível em: <https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/wp-content/uploads/2020/06/cartilha_trabalhadores_saude.pdf>. Acesso em: 17 Jun. 2021.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Guia de Autocuidado – Ser adolescente e jovem que se cuida!. 2020. Disponível em: <https://www.unicef.org/brazil/media/11561/file/guia-autocuidado-ser-adolescente-e-jovem-que-se-cuida.pdf>. Acesso em: 17 Jun. 2021.

SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Vida saudável. 2021. Disponível em: <https://www.saude.mg.gov.br/atividadefisica>. Acesso em: 17 Jun. 2021.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MANAUS. Autocuidado. 2019. Disponível em: <https://semsa.manaus.am.gov.br/saude-para-voce/autocuidado/>. Acesso em: 17 Jun. 2021.

Postagens Relacionadas

O dia 21 de junho marca o início do inverno, no Brasil, e é também quando se celebra o Dia Nacional de Controle da…
Condição crônica atinge população mais jovem devido a estilo de vida pouco saudável A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma condição…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo