Conheça os benefícios da água para a sua saúde

Conteúdo atualizado em 08/09/2021

Tempo de leitura: 5 minutos.

Os benefícios da água vão além de saciar a sede ou manter a hidratação, considerando o quanto ela favorece o funcionamento adequado do organismo, de uma forma geral — um bem natural e essencial para a saúde. 

Para um bom funcionamento, o corpo humano precisa se manter hidratado diariamente, já que é composto de uma média de 60 a 70% de água. Quando em carência da quantidade ideal, o organismo pode ter diversas funções prejudicadas.

Neste post trouxemos uma reflexão sobre a importância da água no organismo, o consumo diário adequado, além dos principais benefícios. Continue lendo e veja também os impactos na saúde de quem não consome água regularmente!

Qual a importância da água no organismo?

A água exerce um papel essencial no organismo, atuando em diversos processos metabólicos e sistemas, que irão garantir o funcionamento adequado do corpo, tais como: 

  • Transporte de nutrientes, oxigênio e outras substâncias, entre as células;
  • Funcionamento do intestino – atua nos processos de digestão e absorção;
  • Eliminação de substâncias tóxicas que fazem mal ao nosso organismo, por meio do suor e urina;
  • Regulação da temperatura corporal;
  • Manutenção da saúde de pele – proporciona brilho e suavidade à pele retardando os sinais de envelhecimento, dentre outras funções.

Em funcionamento normal, o organismo elimina uma quantidade significativa de água todos os dias. Como não há estoque, é preciso repor os líquidos perdidos, por isso, a importância do consumo adequado e regular. 

A falta de água no organismo, em quantidades adequadas, afetar as principais funções, chegando a comprometer os órgãos, impedindo que trabalhem corretamente.

Quanto de água é recomendável tomar por dia?

A quantidade ideal, por dia, é ,muito variável e depende de vários fatores como idade, peso, prática de atividades físicas, clima, temperatura do ambiente. Para algumas pessoas, a ingestão de dois litros de água por dia pode ser suficiente, mas, para outras, quantidades superiores precisarão ser ingeridas. 

Para adultos saudáveis, é possível estimar a necessidade diária multiplicando-se 35 mL de água por cada quilo corporal. Ou seja, uma pessoa que tem 60 quilos deve ingerir uma média de 2,1 litros de água por dia.

Entre os grupos de pessoas com maior risco de desidratação estão as crianças, idosos, gestantes e lactantes. É fundamental, portanto, atentar para o consumo mínimo, evitando complicações de médio e longo prazo.

A melhor maneira de se hidratar é através do consumo de água potável. Mas a água contida nos alimentos e preparações culinárias, água de coco, chás e sucos de frutas sem adição de açúcar também podem auxiliar na hidratação.

O que a falta de água no organismo pode causar?

Se por um lado o consumo contínuo de água só traz benefícios, por outro, a falta pode gerar diversos problemas na saúde. É importante compreender a importância e essencialidade da água, mas também, o que sua ausência acarreta: 

Desidratação – um organismo sem a quantidade ideal de água está sujeito à desidratação em diferentes graus, provocando sintomas como dores de cabeça, baixa elasticidade da pele, boca e olhos secos, redução da massa muscular, diminuição da quantidade de urina, aceleração dos batimentos cardíacos, entre outros. 

Doenças relacionadas ao sistema circulatório e renal – a restrição da água no organismo pode alterar os índices de ureia e ácido úrico no sangue, e ocasionar problemas como pedras nos rins e comprometimento das articulações. A água também contribui para manter a pressão arterial regulada e o consumo inadequado desencadeia um quadro de desequilíbrio, bem como prejuízos no transporte de oxigênio e nutrientes.

Como você viu, os benefícios da água são infinitos e consumo regular pode evitar muitos problemas. Por isso, beba água em quantidade suficiente, e transforme em um hábito natural do dia a dia para manter a saúde e o bem-estar e

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Referências:

MARIN-MORALES, M. A.; ROBERTO, M. M.; ANGELIS, D. F. ANGELIS, D. A.. Importância da água para a vida e garantia de manutenção da sua qualidade. 2016. Disponível em: <https://conexaoagua.mpf.mp.br/arquivos/artigos-cientificos/2016/10-importancia-da-agua-para-a-vida-e-garantia-de-manutencao-da-sua-qualidade.pdf>. Acesso em: 16 Ago. 2021.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Como tomar mais água durante o dia?. 2019. Disponível em: <https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-alimentar-melhor/como-tomar-mais-agua-durante-o-dia>. Acesso em: 16 Ago. 2021.

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO CEARÁ. Consumo de água melhora metabolismo e contribui para tratamento de doenças respiratórias. 2021. Disponível em: <https://www.saude.ce.gov.br/2021/03/22/consumo-de-agua-melhora-metabolismo-e-contribui-para-tratamento-de-doencas-respiratorias/>. Acesso em: 16 Ago. 2021.

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO ESPÍRITO SANTO. No Dia Mundial da Água, saiba a importância da ingestão de líquido para a saúde. 2019. Disponível em: <https://saude.es.gov.br/Not%C3%ADcia/no-dia-mundial-da-agua-saiba-a-importancia-da-ingestao-de-liquido-para-a-saude-2>. Acesso em: 16 Ago. 2021.

SECRETARIA DE SAÚDE DO GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS. #Curiosidade: Quais são os benefícios da água para a nossa saúde?. 2016. Disponível em: <http://blog.saude.mg.gov.br/2016/03/22/curiosidade-quais-sao-os-beneficios-da-agua-para-a-nossa-saude/>. Acesso em: 16 Ago. 2021.

SECRETARIA DE SAÚDE DO GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS. #VidaSaudável: Beber mais água é uma ótima meta para ser cumprida em 2017. 2017. Disponível em: <http://blog.saude.mg.gov.br/2017/01/03/vidasaudavel-beber-mais-agua-e-uma-otima-meta-para-ser-cumprida-em-2017/>. Acesso em: 16 Ago. 2021.

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