A importância do acompanhamento e da prevenção

Tempo de leitura: 7 minutos

Conteúdo atualizado em 07/12/2020

A atenção com a saúde é fundamental para e prevenção de doenças. Comparecer ao médico regularmente, possibilita a identificação de fatores de riscos para saúde, além do diagnóstico precoce. Esse é um hábito saudável e que contribui com a saúde do indivíduo ao longo de sua vida. Por isso, recomenda-se que seja feita, pelo menos, uma consulta médica anual a partir dos 15 anos de idade – essa frequência será avaliada pelo seu médico de referência durante as consultas de acompanhamento.

Entenda um pouco mais sobre o tema e a sua importância para a saúde!

O acompanhamento regular e avaliação pelo seu médico, associada a alguns exames, clínicos e/ou laboratoriais, quando necessários, permite um mapeamento de como está o funcionamento de todo organismo. Esse levantamento fornece informações importantes sobre o seu estado de saúde. Dessa forma, é possível acompanhar a evolução desse histórico de saúde e prever eventuais problemas.

Acompanhamento e prevenção de doenças

A frequência do check-up médico vai depender do histórico do paciente, podendo variar de acordo com as particularidades de cada um individualidades. 

O acompanhamento deve ser realizado pelo médico clínico geral,  que irá realizar encaminhamento a especialistas se necessário. O objetivo do acompanhamento é o tratamento de doenças já existentes e a prevenção de doenças a partir da informação e da adoção de práticas saudáveis preventivas   Tais práticas incluem vacinações, rotina alimentar equilibrada, prática regular de atividades físicas, combate ao tabagismo e a outros vícios, além de orientações a respeito da realização de alguns exames que podem diagnosticar certas doenças de maneira precoce, o que aumenta as chances de cura.

Diagnóstico rápido e redução de agravos 

Existem algumas doenças que são silenciosas e que podem demorar até anos para mostrar sintomas, como nos casos do diabetes, da hipertensão arterial e dos altos índices de colesterol, por exemplo. Para essas doenças, o tratamento é determinante para que a qualidade de vida do indivíduo seja preservada, dessa forma o acompanhamento regular preventivo permite a identificação de pequenas alterações e os principais fatores de risco, podendo a partir disso, solicitar testes e exames que irão auxiliar, gerando impactos positivos para a saúde e evitando agravos. 

Cria laços próximos com o seu médico

É preciso mudar um hábito da nossa cultura. Em vez de consultar um profissional apenas quando é identificado algum sintoma, o ideal a ser feito é realizar uma visita periódica para que alguns aspectos importantes da sua saúde sejam verificados com frequência.

Criar um laço próximo com um profissional de sua confiança, possibilitará que o mesmo identifique alterações de forma mais assertiva e planeje o cuidado de forma individualizada.

A partir de um acompanhamento regular são realizadas as manutenções dos registros médicos continuamente. 

Se for necessário, os exames solicitados levarão em conta alguns aspectos como gênero, idade, hábitos alimentares, rotinas do sono, se a pessoa é sedentária ou se pratica atividades físicas, histórico familiar, entre outros. A solicitação e periodicidade deverão ser sempre individualizadas.

Conheça um pouco mais sobre alguns exames:

  • Glicemia: o objetivo do exame de glicemia é identificar irregularidades nos índices glicêmicos e prevenir o diabetes e as suas complicações;
  • Hemograma: análise do sangue a fim de avaliar o número de plaquetas, leucócitos e hemácias podendo ser detectado distúrbios como anemia, doenças autoimunes, doenças infecciosas e leucemia, entre diversas outras;
  • Colesterol e triglicérides: mensuração da quantidade de colesterol “bom” (HDL) e “ruim” (LDL) presente no organismo, bem como o índice de triglicérides (gordura), importante na avaliação do risco da pessoa desenvolver doenças cardiovasculares;
  • Urina: o exame de urina geralmente é feito para avaliar o funcionamento dos rins e detectar infecções no trato urinário;
  • Fezes: o exame de fezes geralmente é feito para avaliar as funções digestivas, quantidade de gordura nas fezes, ovos de parasitas e pesquisa de sangue oculto;
  • TGO E TGP: exames importantes para avaliar a função hepática;
  • T4 e TSH: exames importantes para avaliar a tireoide;;
  • Urologia e ginecologia: utilizados para prevenção e diagnóstico de cânceres e doenças sexualmente transmissíveis. Abrange exames como a avaliação da próstata (nos homens), mamografia e o papanicolau (nas mulheres);
  • Exame oftalmológico: avaliação das estruturas oculares de modo a investigar a existência de miopia, hipermetropia, astigmatismo, catarata, glaucoma e outros. Descubra aqui qual é a frequência ideal para as consultas oftalmológicas;
  • Eletrocardiograma: exame que tem por finalidade averiguar a forma como o coração está funcionando e identificar possíveis problemas. Saiba mais sobre cuidados que você deve ter com o coração: clique aqui

O melhor cuidado de saúde primária para sua família

Visto o quanto é essencial o acompanhamento médico para o dia a dia do paciente. É muito importante buscar por uma equipe de referência, cujos profissionais são capacitados para entender as características individuais, além de orientar sobre as melhores medidas a serem tomadas para diferentes casos.

O Usifamília é uma solução de saúde integrada e centrada no paciente, com a capacidade de resolução de 85% das demandas de saúde, atua na promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde.

Já na primeira consulta, ocorre a vinculação a uma equipe de saúde dedicada a conhecer o histórico de saúde do paciente e construir um plano de cuidado personalizado.

O que achou desta sugestão? Para ter acesso ao Usisaúde e toda comodidade para sua família, conheça nossos planos e tenha todo cuidado personalizado para a saúde.

Referências:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PLANOS DE SAÚDE (ABRAMGE). Precisa fazer check-up anual? Entenda quando os exames são necessários. Disponível em: https://blog.abramge.com.br/abramge/precisa-fazer-check-up-anual-entenda-quando-os-exames-sao-necessarios/. Acesso em: 06 nov. 2020.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Check-up médico. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/3306-check-up-medico. Acesso em: 06 nov. 2020.

Postagens Relacionadas

Prática de fumar causa danos para quem fuma e quem convive com fumantes A OMS considera o tabagismo um fator de risco evitável, uma…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo