Como higienizar corretamente os alimentos

Tempo de leitura: 5 minutos

Conteúdo atualizado em 09/12/2020

A higienização correta dos alimentos é essencial para garantir que estamos comendo algo realmente saudável e benéfico para a saúde. Assim que os alimentos chegam em nossas casas, é importante seguir com a limpeza adequada de cada item.

E em cenários de pandemias, esses cuidados são ainda mais importantes, uma vez que os alimentos podem se tornar também um meio de disseminação de doenças. 

Você sabe higienizar corretamente os alimentos? Confira as técnicas e cuidados que devemos ter com os alimentos antes de consumi-los! 

Frutas, verduras e legumes

Por serem alimentos que podem ser consumidos crus, devem passar por um rigoroso processo de higienização, o que irá contribuir para a retirada de parte dos agrotóxicos, eliminar microrganismos, diminuir as chances de intoxicação por estas substâncias, e ainda proporcionar uma maior durabilidade e ganho de tempo no preparo das refeições. 

Para realizar a higienização correta dos alimentos, siga as dicas a seguir, preconizadas pelo Ministério da Saúde:

  • Selecione, retire as folhas, partes e unidades deterioradas;
  • Lave em água corrente os vegetais folhosos (alface, escarola, rúcula, agrião, etc.) folha a folha; e as frutas e legumes um a um;
  • Coloque de molho por 15 minutos em água clorada, utilizando produto adequado para este fim (exemplo: água sanitária sem alvejante e perfume, com 2,5% de hipoclorito de sódio), na diluição de 1 colher de sopa para 1 litro. Sempre leia o rótulo e as instruções dos produtos;
  • Lave em água potável para retirar o excesso do produto;
  • Seque os alimentos naturalmente ou com utensílios específicos; 
  • As folhas, depois de secas, devem ser guardadas em recipientes fechados, para aumentar a durabilidade;
  • Se for consumir em seguida, faça o corte dos alimentos para a montagem dos pratos com as mãos e utensílios bem lavados, e mantenha sob refrigeração até a hora de servir.

Atenção: não utilize água sanitária com outras substâncias na sua composição, pois podem ser tóxicas para o organismo humano. E não se esqueça da higienização de bancadas, pias, louças e demais utensílios, que devem estar sempre limpos e secos, sem resíduos de alimentos, além de destinar utensílios que serão usados na higienização dos alimentos exclusivamente para este fim.

Cuidado com a contaminação cruzada!

O tratamento dos alimentos pelo calor, como cozimento e fritura, quando feitos corretamente, elimina os microrganismos sensíveis ao calor, caso estejam contaminando o produto cru. No entanto, é preciso evitar a recontaminação depois do aquecimento, principalmente se o alimento não for aquecido novamente antes de ser consumido.

É importante também não deixar alimentos cozidos em contato com alimentos crus, para evitar contaminação cruzada: quando um alimento não contaminado, contamina outro, pelo contato. O mesmo cuidado deve ser aplicado aos utensílios, não devendo ser utilizados no manuseio de alimentos crus e cozidos, ao mesmo tempo.

MITO: O vinagre para fins culinários não tem efeito sanitizante e não deve ser usado para este fim.

Chegou do mercado e agora? 

Ao chegar em casa é importante iniciar a higienização de superfícies e dos alimentos o quanto antes. Pacotes de alimentos industrializados como arroz, feijão e macarrão devem ser higienizados com um pano úmido com álcool 70% ou água e sabão.

Produtos em recipientes vedados, como os enlatados, por exemplo, podem ser limpos embaixo da torneira, com água e sabão.

Os alimentos congelados, que não forem consumidos logo, podem ser colocados no freezer ou congelador, mas suas embalagens devem ser desinfetadas antes.

Uma vez descongelados, devem ser consumidos o mais rápido possível, geralmente em menos de 24 horas se mantidos em refrigeração.

FIQUE LIGADO: é errado manter os mantimentos adquiridos por entrega domiciliar em “quarentena”, fora de casa ou da cozinha, em temperatura ambiente.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os procedimentos adequados para a higienização de alimentos, é só colocar em prática e garantir o consumo de alimentos saudáveis e seguros! Não se esqueça de higienizar corretamente as mãos antes de manipular e preparar dos alimentos. 

Referências:

FUNDAÇÃO CARGILL. Covid-19: saiba como proteger nossos alimentos desse vírus. Disponível em: https://alimentacaoemfoco.org.br/higienizacao-alimentos-covid-19/. Acesso em: 01 dez. 2020.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Das prateleiras à mesa: guia prático de como manusear e utilizar os alimentos de forma adequada. Disponível em: https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-alimentar-melhor/das-prateleiras-a-mesa-guia-pratico-de-como-manusear-e-utilizar-os-alimentos-de-forma-adequada. Acesso em: 01 dez. 2020.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Na cozinha com as frutas, legumes e verduras. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cozinha_frutas_legumes_verduras.pdf. Acesso em: 01 dez. 2020.

Postagens Relacionadas

Prática de fumar causa danos para quem fuma e quem convive com fumantes A OMS considera o tabagismo um fator de risco evitável, uma…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo