Como prevenir e tratar lesões decorrentes do esporte?

A prática esportiva traz diversos benefícios para a nossa saúde, desde uma caminhada leve, até exercícios de alto impacto, sempre respeitando os limites do corpo e contando com orientação médica.

Contudo, os riscos de lesões estão sempre presentes na vida de quem pratica esportes, principalmente para aqueles que realizam atividades físicas sem orientação e preparação adequadas.

Por isso, trouxemos algumas dicas de como prevenir e tratar as lesões mais comuns que podem surgir em consequência do esporte.

Quais são as principais lesões presentes no mundo desportivo?

As lesões são um mal ao qual todos os atletas, amadores ou profissionais, estão sujeitos. Elas são decorrentes de traumas ou de desgastes em determinada área do corpo, como articulações, músculos e tendões. Vamos conhecer algumas das mais comuns.

Cãibras – A cãibra é uma contração aguda e involuntária do músculo provocada pelo acúmulo de ácido lático ou pela alteração do metabolismo de alguns elementos químicos, como potássio e cálcio, causando forte dor.

Contusão – Trata-se de uma compressão provocada por um trauma ou uma batida em qualquer parte do corpo. Ela pode causar inflamação do local e comprometer a função de músculos e de tendões.

Entorse – A entorse, ou torção, é causada por um movimento não natural de algumas articulações de modo que os ligamentos não o suportam e são lesionados. Joelhos e tornozelos são as áreas mais comumente afetadas.

Distensão ou estiramento – As fibras musculares têm uma amplitude limitada. Quando esse limite é violado, o músculo se distende e provoca fortes dores, podendo se tornar incapaz, temporariamente, de se contrair.

Fratura – Fraturas são caracterizadas pela quebra total de um osso ou por sua fissura. Ambos os casos provocam dores muito agudas e podem ser provocadas por uma forte batida ou pelo excesso de atividades físicas.

Luxação – Por vezes, uma luxação pode ser mais grave que uma fratura. Ela ocorre quando as superfícies de contato entre uma articulação e um osso de deslocam de maneira anormal. Por isso, também é chamada de “deslocamento”.

Tendinite – Refere-se à inflamação de um ou mais tendões em consequência da excessiva repetição de movimentos. É particularmente comum entre tenistas.

Para as pessoas com necessidades especiais, há uma série específica de esportes indicados, de modo a manter a saúde em dia e minimizar os riscos de lesões. Para conhecer algumas atividades físicas recomendadas para esse público, clique aqui.

A prevenção das lesões é sempre o melhor caminho. Aprenda como!

Para evitar lesões que podem afastar o atleta de suas atividades esportivas, profissionais, sociais e familiares, é necessário:

  • analisar os riscos de cada exercício, bem como a forma correta de executá-lo;
  • passar por uma avaliação física antes de iniciar uma rotina de treinos;
  • alongar-se antes e depois das atividades físicas;
  • utilizar roupas adequadas que garantam conforto e segurança na prática esportiva;
  • conhecer bem as regras do esporte praticado.

Tratamentos mais comuns para as lesões

A partir do momento em que há um comprometimento físico que aponta para a possibilidade de uma lesão, é necessário diagnosticá-la e procurar o tratamento adequado. Para casos mais brandos, como as cãibras, uma simples massagem e a ingestão de alimentos ricos em potássio e magnésio, como a banana, podem resolver.

Em outras situações, porém, pode ser necessária a aplicação de gelo, para reduzir o inchaço e combater a dor, ou a total imobilização do local afetado para a sua cicatrização (caso das fraturas, por exemplo) e sessões de fisioterapia.

O tratamento fisioterápico é indicado para recuperar a mobilidade, a flexibilidade e a força muscular. Se a dor estiver intensa, primeiramente será necessária uma avaliação médica para possível indicação de analgesia e após, sessões de fisioterapia o que consequentemente melhorará a dor.

Postagens Relacionadas

O dia 21 de junho marca o início do inverno, no Brasil, e é também quando se celebra o Dia Nacional de Controle da…
Condição crônica atinge população mais jovem devido a estilo de vida pouco saudável A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma condição…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo