Cuidados com a pele no verão

Tempo de leitura: 6 minutos

Conteúdo atualizado em 20/01/2021

O verão é uma das estações mais esperadas, por muitas pessoas, e um momento em que precisamos nos atentar ainda mais aos cuidados com nossa pele, por aumentarem as atividades realizadas ao ar livre e estarmos mais expostos aos raios UV. Com isso, aumenta-se o risco de queimaduras, câncer de pele e outros problemas.

Neste conteúdo, conheça alguns dos cuidados com a pele no verão. Continue a leitura e saiba mais!

Usar o protetor solar

Fazer uso do protetor solar é uma dica que quase todo mundo já sabe, mas não custa reforçar! Com os dias mais quentes e longos, o uso de roupas curtas e frescas é indispensável. Existem também roupas com proteção ultravioleta (FPU), feitas com tecidos que já vêm com essa proteção de fábrica. É importante usar chapéu/boné e roupas de algodão nas atividades ao ar livre. Outro objeto que tem extrema importância são os óculos de sol, que previnem lesões oculares.

Devemos ter muita atenção quanto ao uso do protetor solar, que deve ser aplicado em todas as áreas expostas. Aplique o produto 30 minutos antes da exposição solar, para que a pele o absorva. Reaplique a cada duas ou três horas, mas fique atento, esse tempo diminui se houver transpiração excessiva ou se você entrar na água.

Hidrate-se bastante

A hidratação também é muito importante pois, com a temperatura em elevação, nosso corpo se desidrata mais facilmente. Utilizar um bom hidratante, e adequado ao seu tipo de pele, irá ajudar a manter a quantidade adequada de água na pele. Para o momento do banho, escolha sabonetes compatíveis com o tipo de pele, mas não utilize em excesso. Além disso, prefira água fria ou morna, para evitar o ressecamento.

Mas não é somente a pele que sofre e merece atenção nesse quesito. Devemos aumentar a ingestão de líquidos, principalmente a água. Sucos sem adição de açúcar, água de coco e frutas suculentas (como melancia, laranja, melão, dentre outras), também auxiliar na hidratação

Lavar o rosto

Outra dica importante é sempre lavar o rosto, pelo menos duas vezes ao dia, pois o suor e a poluição urbana podem obstruir os poros e provocar acne e inflamações na pele. Se você puder, é interessante tonificar a pele antes de hidratá-la, pois a tonificação impede que partículas presentes no ar se acumulem sobre a pele.

Não fazer tratamentos de pele

Caso esteja em seus planos fazer algum tratamento específico de pele, o verão não é o período mais indicado. O ideal é que se faça no outono ou no inverno, uma vez que muitos produtos químicos utilizados nesses tipos de tratamentos podem ocasionar manchas difíceis de remover. Novamente, não se esqueça do uso do protetor solar ao se expor ao sol, mesmo em outros períodos do ano.

Além disso, se não tiver nenhuma contra indicação, recomenda-se a esfoliação da pele ao menos uma vez na semana, pois essa prática contribui para remover células mortas e renovar a pele.

Tomar banho de água doce

Após um dia de praia e de tomar banho de mar, é preciso retirar o sal e a areia. Caso contrário, existem riscos de ressecar a pele e formação de fissuras, o que poderá favorecer, consequentemente, a entrada de microrganismos. Evite permanecer com roupas molhadas, pois o calor, juntamente com a umidade são os principais responsáveis pelo aparecimento de doenças de pele, como micoses, frieiras e infecções bacterianas, além de irritações na pele como brotoejas e alergias.

Além disso, após esse banho, o ideal é fazer uma hidratação da pele, com loção pós-sol e a aplicação do protetor, novamente.

Evitar exposição solar direta

Principalmente durante o período mais quente do dia, o recomendado é evitar exposição solar direta. Entre 10h e 16h, esteja na sombra, sem se esquecer de beber muito líquido.

Alerta! A exposição solar excessiva e sem proteção, pode provocar alterações nas células e levar ao desenvolvimento de câncer de pele, o tipo mais frequente no Brasil. Pessoas que tenham fatores de riscos, devem tomar ainda mais cuidado e seguir as dicas apresentadas acima. Entre aqueles que são mais suscetíveis, destacam-se:

  • pessoas de pele e olhos claros;
  • pessoas ruivas;
  • pessoas que já tenham tido casos de câncer de pele na família.

Ter cuidados com a pele no verão não é uma prática difícil, por meio de cuidados simples, você se protegerá e garantirá a diversão em dias quentes, sem deixar de lado a sua saúde. Atenção, se notar qualquer característica diferente, procure um dermatologista, pois só ele é capaz de diagnosticar e tratar problemas relacionados à saúde da pele.

Continue no blog e confira também as dicas para ter uma alimentação adequada em dias quentes

Referências:

ASSOCIAÇÃO PAULISTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA (SPDM). As principais doenças de pele no verão. Disponível em: https://www.spdm.org.br/saude/noticias/item/2884-as-principais-doencas-de-pele-no-verao. Acesso em: 21 Dez. 2020.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Cuidados com a pele no verão. Disponível em: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/54045-cuidados-com-a-pele-no-verao. Acesso em: 21 Dez. 2020

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL (PUC RS). 5 dicas: saiba como cuidar da pele no verão. Disponível em: https://www.pucrs.br/blog/5-dicas-saiba-como-cuidar-da-pele-no-verao/ Acesso em: 21 Dez. 2020

SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA (SBD). Cuidados com a pele no verão. Disponível em: https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-com-a-pele-no-verao/. Acesso em: 21 Dez. 2020.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA (SBD). Qual a quantidade ideal de protetor solar? Disponível em: https://www.sbd-sp.org.br/geral/qual-a-quantidade-ideal-de-protetor-solar/. Acesso em: 21 Dez. 2020.

Postagens Relacionadas

Médico do Hospital Márcio Cunha alerta sobre a privação do sono que pode levar a distúrbios como depressão, insônia e apneia. O sono adequado…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo