Cuidados com a coluna no ambiente de trabalho

Quando está no trabalho, você passa muito tempo sentado em frente ao computador? E quando chega em casa, faz algum exercício ou senta-se em frente à TV?

Saiba que se você fica muito tempo sentado em frente a alguma tela, você não está sozinho. Esta é a realidade de milhares de pessoas no Brasil e no mundo e é isto que preocupa, pois o sedentarismo, por si só, já é um problema grave, e o fato de passar horas sentado pode causar danos irreversíveis à sua coluna, prejudicando diversas atividades cotidianas.

Com o objetivo de reduzir dores e problemas relacionados à coluna, a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) oferece diversas orientações relacionadas ao assunto. A primeira delas diz respeito à curvatura da coluna, que deve ser respeitada independente da posição em que se esteja.

Para pessoas que precisam levantar peso ou fazer uso de prateleiras altas durante o expediente, o correto é flexionar os joelhos ao invés de curvar a coluna ou ainda fazer uso de bancos e escadas. Outra informação importante é que o peso carregado não deve ultrapassar mais de 10% do peso corpóreo.

Para os trabalhadores que passam o dia sentados, móveis reguláveis à função e ao biótipo de cada um são fundamentais. São eles que irão inibir posturas erradas e sobrecargas em alguns membros.

O ideal é que a tela do computador esteja na linha dos olhos e o teclado na linha dos cotovelos alinhados ao apoio da cadeira. Além disso, o dorso do corpo deve ser encostado totalmente na cadeira e os pés devem estar apoiados no chão criando um ângulo de 90° na região dos joelhos. Não se esqueça também de, ao atender ao telefone, não posicioná-lo entre o pescoço e o ombro.

Outro fator que merece atenção especial diz respeito a alongamentos e relaxamentos. Segundo orientações da SBN, o trabalhador deve realizar regularmente movimentos de alongamento muscular – espreguiçar-se é um deles –, além de tirar alguns minutos durante o dia para se levantar, dar uma leve caminhada e relaxar um pouco.

Dê atenção também aos seus sapatos, priorizando o conforto e evitando sapatos apertados e saltos muito altos, que desestabilizam a posição original da coluna.

Por último, uma dica que vale para a coluna e para sua saúde de forma geral: pratique atividades físicas. Elas irão fortalecer sua musculatura e proteger sua coluna, além de melhorar o sistema imunológico e prevenir diversas outras doenças.

Embora seja até difícil de acreditar, pode ter certeza de que esses minutinhos não irão prejudicar sua produtividade, mas, ao contrário, podem até beneficiá-lo no ambiente de trabalho.

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