Cuidar do meio ambiente é garantir um futuro saudável

No dia 21 de setembro comemora-se o Dia da Árvore. Este dia é celebrado em datas diferentes em outros países, mas no Brasil definiu-se este dia por ele marcar, também, o início da primavera no Hemisfério Sul.

Ouvimos todos os dias alguém falando sobre a importância de se preservar o meio ambiente, mas você sabe qual é o papel dele e das árvores para nossa saúde?

Primeiramente, devemos nos lembrar de que as árvores são responsáveis por absorver a radiação solar e o CO2, emitido pela ação humana, e liberar oxigênio e água através da fotossíntese. Este processo de troca de gases atmosféricos é fundamental para a manutenção da vida na Terra. Desta forma, as árvores têm a função de amenizar os efeitos do aquecimento global melhorando a qualidade do ar, diminuindo a poluição e reduzindo a ocorrência de doenças respiratórias.

Por produzirem água, as árvores ajudam a manter o clima mais ameno, fresco e úmido e auxiliam na regularidade das chuvas. Elas também diminuem a poluição sonora, que pode ser bastante prejudicial à nossa saúde.

Outro ponto importante é que as árvores mantêm a saúde do solo, evitando erosões e deixando a terra mais produtiva, diminuindo, assim, a necessidade do uso de agrotóxicos. Desta forma, os alimentos produzidos se tornam mais saudáveis.

Não podemos nos esquecer também de que algumas árvores possuem folhas com propriedades medicinais enquanto outras produzem frutas, essenciais para uma alimentação balanceada.

Postagens Relacionadas

O dia 21 de junho marca o início do inverno, no Brasil, e é também quando se celebra o Dia Nacional de Controle da…
Condição crônica atinge população mais jovem devido a estilo de vida pouco saudável A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma condição…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo