Descubra como amenizar os impactos do tempo seco

Em períodos em que a umidade do ar fica baixa, é importante tomar alguns cuidados e seguir algumas dicas para amenizar os impactos causados por esta condição climática. Pneumonias, gripes, sinusites, alergias e resfriados são doenças comuns neste período.

O aparecimento de sangramento nasal, pele seca, olhos vermelhos, e lábios e desidratação ressecados são sintomas comuns.

Então, como amenizar esses impactos?

– A alimentação é uma grande aliada no combate dos sintomas, portanto, hidrate o corpo, ingerindo bastante líquido, água, água de coco, sucos naturais, frutas ricas em água como melancia e melão e verduras.

– Hidrate a pele

A fim de deixar a pele saudável e bonita, é preciso utilizar hidratantes e não esquecer do filtros solares, evitar banhos muito quentes, demorados, uso de buchas. 

– Lubrifique os olhos e nariz sempre que sentir ressecados. Para o nariz pode ser utilizado o soro fisiológico 0,9% e os olhos peça orientação do seu oftalmologista sobre o mais indicado no seu caso. 

– Umidifique o ambiente com toalhas molhadas, reservatório com água ou uso de umidificadores. Lembrando da higienização diária e o uso dos umidificadores apenas no período em que tiver pessoas no ambiente. O uso contínuo pode favorecer crescimento de ácaros e mofo piorando doenças alérgicas.

– A prática de esportes merece atenção especial no tempo seco. Entretanto é importante evitar os exercícios físicos durante os horários entre 10h e 16h, horário em que a umidade geralmente tende a ficar mais baixa. O corpo se cansa mais facilmente, a garganta passa a arranhar e os olhos geralmente ficam irritados. Mas nada disso é motivo para você deixar de praticar atividades físicas, prefira realizá-las nas primeiras horas da manhã, no final da tarde ou à noite, quando o clima seco não incomoda tanto. 

Exercícios na água são altamente recomendados, como a natação, hidroginástica, hidro cycle e os demais hidro esportes, são uma boa alternativa se o ar seco estiver incomodando. Nas piscinas, a umidade do ar tende a ser maior do que em locais abertos, o que diminui essa constante agressão causada pela poluição ao sistema respiratório.

E aí, gostou das nossas dicas? Fique ligado em nosso blog e descubra mais dicas e cuidados com a sua saúde.

Postagens Relacionadas

O dia 21 de junho marca o início do inverno, no Brasil, e é também quando se celebra o Dia Nacional de Controle da…
Condição crônica atinge população mais jovem devido a estilo de vida pouco saudável A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma condição…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo