Dia da Medicina Integrativa: entenda as vantagens e os princípios dessa área da saúde

Diferentes especialidades são indicadas para o tratamento, com foco na relação entre o paciente e o profissional de saúde

 

No dia 23 de janeiro é celebrado o Dia Internacional da Medicina Integrativa, data que reforça a importância dessa área para a saúde. De modo geral, a Medicina Integrativa promove uma visão unificada do corpo e da mente, reunindo uma gama de profissionais de saúde, a fim de estabelecer um diagnóstico e um tratamento que contemple diferentes aspectos da vida da pessoa.

O conceito aponta que os problemas de saúde devem ser resolvidos para além dos aspectos biológicos tradicionais, com a integração de outros métodos e técnicas. O objetivo é que seja tratado não apenas o problema ou a doença em si, mas o paciente como um todo.

Para chegar a esse objetivo, o acompanhamento profissional deve incluir outras especialidades, que trabalharão em conjunto para atingir o bem-estar do paciente, a exemplo da nutrição, psicologia, enfermagem, fisioterapia, massoterapia e diversas outras. Assim, essa metodologia consegue utilizar diversas bases científicas e trazer técnicas não convencionais aliadas à prática da medicina tradicional.

Protagonismo do paciente

A Medicina Integrativa orienta o paciente em todas as etapas do processo de diagnóstico e do seu autoconhecimento, de forma a colocá-lo como protagonista do seu tratamento. Por isso, diversos fatores devem ser observados para o diagnóstico, incluindo aspectos sociais, ambientais, psicológicos, entre outros.

Dessa forma, o processo de recuperação passa pela identificação de todos os aspectos que podem ter levado à enfermidade. É importante fazer com que o paciente entenda que os sintomas relatados podem estar associados a fatores do dia a dia, bem como a necessidade de evitá-los e combatê-los.

A ideia é proporcionar tratamentos que sejam complementares entre si, mas com abordagens diferentes. Nesse sentido, cada profissional de saúde atua como uma parte do processo da medicina integrativa, cabendo ao paciente seguir as orientações recebidas para o sucesso do seu tratamento.

Benefícios da medicina integrativa

O Dia Internacional da Medicina Integrativa também é importante para lembrar que os benefícios vão além dos pacientes, impactando médicos, clínicas e o setor de saúde.

Saiba quais são as principais vantagens:

  • Prevenção de doenças e métodos menos invasivos, com diagnósticos mais precisos e precoces, reunindo diversas áreas do conhecimento.
  • Protagonismo do paciente, com adoção de práticas autônomas como atividade física regular, alimentação saudável, etc.
  • Fortalecimento da relação e da confiança entre médico e paciente.
  • Tratamentos personalizados e melhor qualidade de vida.
  • Maior envolvimento do paciente no processo de tratamento.
  • Acompanhamento integrativo como forma de prevenção, mesmo após a cura de uma doença.

Formas de medicina integrativa na prática

Conheça algumas situações comuns e os principais métodos utilizados para tratamento:

  • Ansiedade e estresse: massagem, meditação, atividade física, hipnose, aromaterapia, fitoterapia, yoga, tai chi, técnicas de relaxamento.
  • Dor: fisioterapia, acupuntura, massagem, hipnose, musicoterapia.
  • Fadiga e insônia: atividade física, massagem, yoga, tai chi, exercícios e técnicas de relaxamento, acupuntura.
  • Enjoos e náuseas: acupuntura, fitoterapia, aromaterapia, hipnose.

Medicina Integrativa x Medicina Alternativa

Vale ressaltar que Medicina Integrativa é diferente da Medicina Alternativa, que se baseia em métodos que substituem os tratamentos convencionais. Na Integrativa, há a articulação de diferentes áreas de conhecimento para buscar uma vida mais saudável, unindo métodos e técnicas baseados em evidências científicas.

Agora que você sabe mais sobre a Medicina Integrativa, confira os planos da Usisaúde e conheça os serviços e benefícios disponíveis para cuidar da sua saúde de forma integrada!

Postagens Relacionadas

O dia 21 de junho marca o início do inverno, no Brasil, e é também quando se celebra o Dia Nacional de Controle da…
Condição crônica atinge população mais jovem devido a estilo de vida pouco saudável A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma condição…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo