Dia do Atleta: dicas para começar e manter uma rotina de atividade física

Saiba porque o hábito de praticar exercícios é um dos grandes aliados para a saúde e bem-estar

No dia 21 de dezembro é celebrado o Dia Nacional do Atleta, uma data para reforçar a importância da prática de atividades físicas em nossas vidas. A comemoração tem como objetivo homenagear as figuras do esporte no Brasil, mas vai além disso. A data promove campanhas nacionais de conscientização sobre os benefícios desse hábito na vida da população.

Não importa a idade, o gênero ou o porte físico, a prática esportiva está diretamente relacionada à saúde, qualidade de vida e boa saúde mental.

Confira as principais vantagens:

  • Previne obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Reduz a pressão arterial e desenvolve a musculatura;
  • Diminui o stress mental e físico;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Proporciona prazer com a produção de endorfina no organismo.

Dicas para começar a se exercitar

A prática de atividade física inclui diversas modalidades, níveis de intensidade e formas de dar movimento ao corpo, com opções para todos os gostos e limitações. Engana-se quem pensa que só é possível se exercitar bem na academia, na piscina ou em uma quadra poliesportiva.

Antes de tudo, fazer uma avaliação física com um profissional qualificado é fundamental para determinar quais atividades você pode fazer ou não. Vale lembrar sobre a importância de ter orientação e acompanhamento de um profissional, para fazer os movimentos de forma correta e evitar lesões.

A partir disso, fica mais fácil preparar um planejamento eficiente e adequado para o seu condicionamento físico, estabelecendo uma rotina saudável de exercícios.

Uma boa maneira é começar com caminhadas simples, seja na esteira ou ao ar livre, com duração mínima de 30 minutos, três vezes por semana. A corrida de rua também é um hábito comum, mas é importante iniciá-la aos poucos, sem metas exageradas. Ao longo do tempo, o corpo adquire resistência e é possível avançar etapas.

Dentro de casa também é possível trabalhar a musculatura, com exercícios de força e alongamentos. Agachamentos, flexões, elevação de calcanhares e alongamento de panturrilhas, do quadríceps e do tronco são alguns exemplos de exercícios simples, que podem ser feitos no chão ou apenas com o suporte de uma cadeira ou parede.

Confira as principais dicas para começar a se exercitar:

  • Faça uma avaliação física;
  • Tenha acompanhamento de um profissional para orientação;
  • Escolha exercícios dentro das suas limitações e que te gerem prazer;
  • Não exagere nas metas e expectativas. Vá aos poucos;
  • Estabeleça uma rotina e um planejamento das atividades físicas;
  • Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada;
  • Durma bem e respeite a sua rotina de sono.

O que não pode faltar

Alguns itens e hábitos também são essenciais para praticar esportes e atividades físicas de forma segura e eficaz.

Saiba quais são esses cuidados:

  • Hidratação: a prática de atividades físicas gera perdas consideráveis de água e sais minerais no organismo, o que pode causar desidratação. Por isso, manter a hidratação antes, durante e após o exercício é indispensável.
  • Alimentação: os exercícios também exigem um grande gasto de energia. Por isso, é importante uma alimentação rica e saudável, especialmente com o consumo de proteínas após a atividade para recuperar a energia e o tecido muscular.
  • Vestimenta: roupas leves são essenciais para se exercitar com conforto e garantir a execução correta dos movimentos do corpo.
  • Rotina: estabeleça um cronograma para os exercícios e respeite o compromisso com as atividades planejadas.

Outros cuidados

Além da prática regular de atividade física, a realização de exames e consultas periodicamente é essencial para garantir a boa saúde e prevenir doenças, especialmente as cardiovasculares, que podem ser silenciosas e se manifestar de forma imprevisível. Por isso, é importante acompanhar índices e valores do organismo com check-ups e orientação médica profissional.

Está em dia com o seu acompanhamento médico e com os exames de rotina? Conheça os planos da Usisaúde para cuidar de você todos os dias!

 

Postagens Relacionadas

Médico do Hospital Márcio Cunha alerta sobre a privação do sono que pode levar a distúrbios como depressão, insônia e apneia. O sono adequado…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo