Dia Internacional da Mulher

No dia 8 de março celebramos o Dia Internacional da Mulher. Mas você sabe por que comemora-se mundialmente este dia?

A história conta que, em 1857, cerca de 130 operárias de uma fábrica têxtil de Nova York fizeram uma greve reivindicando melhores condições de trabalho. A manifestação não foi aceita e, como represália, elas foram trancadas dentro da fábrica e queimadas vivas. Mais de 100 anos depois, em 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou a data como o Dia Internacional da Mulher, com o objetivo de lembrar o fato e homenagear as mulheres mortas.

Hoje, a mulher tem ganhado cada vez mais espaço e importância na sociedade, mas com todas as conquistas, o tempo tem se tornado cada vez mais escasso. Por isso, é muito importante que a mulher esteja atenta à sua saúde. Embora muitas doenças afetem ambos os sexos, algumas afetam exclusivamente o sexo feminino e outras são mais frequentes em mulheres, exigindo uma abordagem diferenciada e formas de prevenção e tratamento diferentes entre homens e mulheres.

Entre as principais recomendações para as mulheres está a visita periódica ao ginecologista, seja para esclarecer dúvidas, realizar exames preventivos ou aprender sobre o próprio corpo, podendo então assumir a responsabilidade pela própria saúde. Procedimentos como o Papanicolau e a Mamografia são essenciais para prevenir ou diagnosticar precocemente infecções e doenças como o câncer do colo do útero e o câncer de mama.

Além disso, a saúde sexual e reprodutiva também precisa de cuidados. Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), métodos contraceptivos e gravidez são assuntos que devem ser abordados junto ao profissional de saúde, para que se possa esclarecer quaisquer dúvidas, levando a uma vida mais leve e tranquila.

O Dia Internacional da Mulher não pode ser apenas uma data comemorativa e lembrada somente uma vez ao ano. A atenção à mulher deve ser diária e a discussão acerca dos preconceitos enfrentados por elas, sua importância perante a sociedade e os cuidados com sua saúde devem permear o cotidiano de  todos nós.

O Usisaúde parabeniza todas as mulheres, não só pela data, mas por todas as suas conquistas! E como dizia Clarice Lispector: “O destino de uma mulher é ser mulher…”.

Postagens Relacionadas

Prática de fumar causa danos para quem fuma e quem convive com fumantes A OMS considera o tabagismo um fator de risco evitável, uma…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo