Dia Mundial da Saúde: dicas para manter o bem-estar do corpo e da mente

Data reforça a importância de adotar hábitos saudáveis para ter qualidade de vida

 

O Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948, para reforçar a sua importância para a qualidade de vida. Em 2023, o tema de campanha é “Saúde para Todos”, em consonância com o 75º aniversário da OMS: “Melhorando a Saúde Pública”.

Segundo a própria OMS, estima-se que mais de 13 milhões de pessoas morrem por ano em decorrência de problemas que poderiam ser evitados. Diante desse cenário, o Dia Mundial da Saúde faz um alerta global de conscientização para uma vida mais equilibrada.

A saúde é o bem mais precioso da vida humana e exige cuidado constante com o bem-estar físico e mental. Por isso, é preciso lutar por esse direito para todas as pessoas. Muitos não têm acesso a atendimento médico de qualidade e sofrem de más condições de moradia, educação, alimentação, saneamento, entre outros. Esses fatores podem causar doenças e problemas evitáveis, gerando sofrimento humano e mortes prematuras em todo o mundo.

Cuidados no dia a dia

Ter boa saúde passa por uma série de fatores, como alimentação balanceada, atividade física frequente, sono regulado, acompanhamento médico, exames preventivos e combate ao estresse no cotidiano.

Algumas atitudes para o dia a dia podem parecer simples, mas são essenciais para manter a qualidade de vida, uma vez que são orientações médicas capazes de prevenir problemas sérios. Confira as principais a seguir:

  • Alimentação: é na hora de comer que obtemos nutrientes e vitaminas necessários para o funcionamento do organismo. Dê preferência para alimentos orgânicos e naturais, em detrimento dos processados e industrializados.
  • Evitar o cigarro e não exagerar no álcool: além de prejudicarem as funções de órgãos, como fígado e pulmões, essas substâncias reduzem a expectativa de vida e podem gerar problemas graves, como cirrose, câncer e doenças cardiovasculares.
  • Atividade física regular: muito além da resistência física e de modelar o corpo, a prática de exercícios também é benéfica para o bem-estar mental. O hábito estimula a produção de endorfina, que reduz a irritação e o estresse.
  • Higiene: manter os cuidados básicos com a higiene é a melhor forma de prevenir doenças e problemas comuns. Para isso, cuidados simples já bastam, como lavar bem as mãos antes de comer e após ir ao banheiro, tomar banho todos os dias e manter a rotina da higiene oral.
  • Acompanhamento médico: fazer consultas e exames médicos rotineiros ajudam a identificar eventuais problemas de forma precoce. Assim, é possível se tratar com mais assertividade e se recuperar plenamente.

Além de fazer um alerta global para os problemas que afetam o campo da medicina, o Dia Mundial da Saúde é voltado para incentivar um estilo de vida mais leve e equilibrado. Para isso, é preciso promover a qualidade de vida além do tratamento e da prevenção de doenças, como um meio de garantir bem-estar e conforto para as pessoas. Afinal, ser saudável passa por uma série de aspectos da vida humana: físico, mental, emocional e social.

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