Dia Nacional do Diabetes: Brasil é o 5º país do mundo em número de casos

Saiba o que é o diabetes e como funciona o tratamento e a prevenção contra a doença, que afeta quase 17 milhões de brasileiros

Em 26 de junho é celebrado o Dia Nacional do Diabetes, data criada pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar a população brasileira sobre a enfermidade. O Brasil possui quase 17 milhões de pessoas com diabetes, considerada uma epidemia global e problema de saúde pública que atinge milhões de pessoas pelo mundo. Segundo o Atlas do Diabetes, da Federação Internacional do Diabetes, mais de 537 milhões de adultos possuem a doença no mundo, responsável por 6,7 milhões de mortes somente no ano de 2021.

Ainda no cenário global, o Brasil é o quinto país com maior número de casos de diabetes, número que ressalta a importância de se reforçar a conscientização contra a doença. Dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) revelam que o número de diabéticos nas Américas mais do que triplicou nas últimas três décadas. Atualmente, pelo menos 62 milhões de pessoas convivem com a enfermidade no continente, número que pode ser ainda maior visto que cerca de 40% dos diabéticos não sabem que possuem.

O que é o diabetes

O diabetes é uma patologia crônica, complexa e silenciosa, que se caracteriza por defeitos na ação ou produção da insulina, hormônio que regula os níveis de açúcar no sangue. O quadro pode surgir em função de fatores genéticos, biológicos e ambientais, gerando hiperglicemia crônica (aumento dos níveis de açúcar na corrente sanguínea).

Tipos de diabetes

O quadro pode se manifestar em diversos tipos, sendo os mais comuns o diabetes Tipo 1 e Tipo 2. O primeiro costuma ocorrer na infância ou adolescência, mas também pode ser adquirido em adultos. Já o segundo acontece com mais frequência entre adultos, mas crianças também podem ser acometidas. Aspectos como obesidade, má alimentação, hipertensão e sedentarismo são alguns dos principais fatores de risco. Entre os diabéticos, aproximadamente 90% dos casos são do Tipo 2.

Conscientização

A peça-chave para controlar e combater o diabetes está na adoção de um estilo de vida saudável. Por isso, é indispensável fazer atividade física regular e se alimentar de forma equilibrada. Outro cuidado essencial é estar em dia com o acompanhamento médico e os exames preventivos, observando fatores de risco como pressão alta, colesterol elevado, histórico familiar de diabetes, obesidade, tabagismo, entre outros.

A conscientização sobre a doença e os seus riscos é fundamental para prevenção e controle do diabetes. Para isso, é preciso que a comunidade científica e toda a sociedade estejam mais atentos e atuantes no combate à enfermidade. Garantir o acesso a exames preventivos regulares, assim como aos tratamentos e medicamentos necessários aos pacientes diabéticos é essencial.

O conhecimento e os cuidados no dia a dia são os principais aliados na luta contra o diabetes. Apesar da doença não ter cura, sempre é possível controlar a enfermidade e viver a vida normalmente. O mais importante é buscar manter um estilo de vida saudável e contar com acompanhamento médico regular e multidisciplinar, beneficiando a qualidade de vida e o bem-estar dos pacientes.

Para ficar em dia com a sua saúde, com foco em exames preventivos e no diagnóstico precoce, a Usisaúde oferece diversos planos médicos para você. Conheça nossos serviços e benefícios disponíveis!

Postagens Relacionadas

O dia 21 de junho marca o início do inverno, no Brasil, e é também quando se celebra o Dia Nacional de Controle da…
Condição crônica atinge população mais jovem devido a estilo de vida pouco saudável A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma condição…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo