Dicas de chá para deixar o seu dia melhor

Oficialmente, o inverno brasileiro começa em junho e termina no final de setembro, mas várias vezes a temperatura sobe antes da data prevista. Essas mudanças repentinas do clima são comuns em várias regiões de Minas e não só durante o inverno, mas ao longo das outras estações. Isso pode afetar nossa saúde, por isso é importante estar atento à questões de hidratação, aparecimento de alergias, cansaço excessivo ou qualquer outra alteração no organismo. 

O que fazer para manter nossa saúde protegida das variações climáticas ou tratar quando for afetada de surpresa? Existe um produto milenar, fonte de nutrientes, que traz muitos benefícios ao nosso corpo: chás. Isso mesmo, essa bebida de preparo simples pode te resguardar de inúmeras doenças e fortalecer o sistema imunológico. O hábito de consumir chá diariamente faz bem para o nosso corpo e não é difícil iniciar a prática. 

Para quem não tem nenhum costume de ingerir a bebida, a dica é começar pelos mais tradicionais, como o chá mate ou de camomila. Já quem é adepto a essa prática, é possível sair da zona de conforto e conhecer novos tipos e sabores. Nas dicas a seguir, você poderá conhecer alguns chás e quais os benefícios de cada um para a saúde. Que tal escolher o que mais combina com seu modo de vida?

Dicas de chá para o dia a dia e como ele pode contribuir para o seu bem-estar

Chá Mate

Rico em sais minerais e vitaminas A, B2, C e E, o chá mate estimula nervos e músculos, ajudando no combate à fadiga muscular. Ele também ajuda no controle da diabetes e a prevenir o acúmulo de gordura nas artérias (aterosclerose). 

Chá de Hortelã 

Líquido, em cápsulas com óleo ou extrato seco da planta, o chá de hortelã pode ser utilizado de várias formas, e as vantagens já começam por aí. Ele é muito usado em casos de náusea e má digestão, devido às suas propriedades terapêuticas anti-inflamatórias, digestivas, anestésicas e expectorantes.

Chá de Sabugueiro 

As flores do sabugueiro têm propriedades expectorantes, estimulantes da circulação sanguínea e da produção de suor, além de serem antivirais e anti-inflamatórias tópicas.

Assim, o chá de sabugueiro pode ser utilizado para ajudar no tratamento de gripe, resfriado, febre, tosse, rinite, sintomas alérgicos, feridas, abscessos, acúmulo de ácido úrico, problemas renais, hematomas, frieiras e reumatismo. São muitos os benefícios, concorda?

Chá de Hibisco

Ao beber o chá de hibisco, você está ingerindo uma série de propriedades bastante benéficas para o funcionamento do seu organismo. O  chá ficou muito famoso por ser um ativo que auxilia no emagrecimento e tem sido popularmente utilizado para queimar gordura, reduzir o inchaço, melhorar o funcionamento intestinal e controlar o colesterol. Além disso, esse chá proporciona muitos outros benefícios. Por ser diurético, ele também serve para baixar a pressão arterial e proteger as funções dos rins e do fígado.

Gostou das nossas dicas? Acompanhe nosso blogpost e descubra mais sobre saúde e bem estar. 

Postagens Relacionadas

Prática de fumar causa danos para quem fuma e quem convive com fumantes A OMS considera o tabagismo um fator de risco evitável, uma…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo