Dor ciática

A ciatalgia, popularmente conhecida como dor ciática, é caracterizada pela irritação, compressão ou inflamação de algum ponto do nervo ciático, que é o maior nervo do corpo e se estende da quarta e quinta vértebra da coluna lombar até os membros inferiores.

Apesar de haver muita confusão a respeito, a dor ciática não é uma doença. Ela é, na verdade, um sintoma de alguma doença que atinge diretamente o nervo ciático como, por exemplo, hérnia de disco, osteoartrite, síndrome do músculo piriforme, estenose da coluna lombar, além de outras doenças, traumas e tumores.

Entre os principais sintomas da ciatalgia estão o aumento da dor na perna em casos de tosse, espirro ou estiramento da coluna, a diminuição da força muscular, a perda da sensibilidade e diminuição dos reflexos nos membros inferiores, além de ser importante ressaltar que a dor é bastante característica, irradiando da coluna lombar para a parte posterior (parte de trás) da coxa e da perna.

Para diagnosticar a ciatalgia é necessário realizar a anamnese (resgatar o histórico clínico) e exames físicos do paciente. A realização de uma manobra de elevação do membro inferior esticado que causa aumento da dor é outra forma de detecção. Além disso, exames de imagem (raios-X, tomografia computadorizada ou ressonância magnética) podem ser necessários para diagnosticar ou confirmar o quadro em alguns pacientes.

O tratamento pode variar significativamente de acordo com o quadro apresentado por cada paciente, sendo necessárias sessões de fisioterapia ou o uso de técnicas e equipamentos específicos. Crises agudas de dor ciática podem necessitar de tratamentos medicamentosos, com o uso de analgésicos e anti-inflamatórios. Já a cirurgia só deve ser realizada em casos específicos e após uma avaliação minuciosa do médico especialista.

Outras atitudes importantes para o controle da ciatalgia são a perda de peso, a reeducação postural, a prática moderada e acompanhada de atividades físicas.

Postagens Relacionadas

O dia 21 de junho marca o início do inverno, no Brasil, e é também quando se celebra o Dia Nacional de Controle da…
Condição crônica atinge população mais jovem devido a estilo de vida pouco saudável A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma condição…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo