Dúvidas sobre protetor solar

Atualmente, as ferramentas de pesquisa e o maior interesse da população sobre diversos assuntos fizeram com que informações importantes pudessem ser disseminadas com maior facilidade, ajudando na prevenção da saúde de todos nós.

Este é o caso do protetor solar que, devido às informações divulgadas na internet, na mídia e através de campanhas de conscientização, passou a ser usado por uma parcela maior da população.

No entanto, ainda existem milhares de pessoas que não fazem uso do produto diariamente e outras que, mesmo usando-o todos os dias, ainda têm dúvidas a respeito. Por isso, iremos esclarecer aqui algumas questões mais frequentes sobre o assunto.

Uma dúvida frequente diz respeito à proteção oferecida contra os raios UVA e UVB. Os raios UVB atingem apenas a camada superficial da pele, e são responsáveis pela vermelhidão que ocorre após o sol. Já o raio UVA atinge a camada mais profunda da pele. Ele tem a capacidade de ultrapassar as nuvens e por isso também ocorre em dias nublados. O raio UVA é responsável pela aparência de bronzeado, além de causar manchas e rugas. A única proteção 100% contra os raios UVA é física, ou seja, roupa. Diante dessas informações, é importante escolher um protetor solar com alto índice UVA (indicado pelo PPD) e UVB (indicador pelo valor do FPS).

Sobre a consistência do protetor, deve-se dar preferência para os produtos cremosos em atividades com exposição prolongada aos raios solares, como praia, atividades esportivas e aquáticas. Os protetores em gel são mais indicadores para peles oleosas e para o dia a dia, pois, não tem tanta resistência a água e ao vento.

Em relação ao protetor facial, no verão caso haja exposição intensa deve-se usar FPS 30 ou mais, lembrando que quanto mais branca for a pele, maior deve ser o fator de proteção. O filtro deve ser aplicado 30 minutos antes da atividade e deve ser reaplicado a cada duas horas, independente do fator de proteção.

Utilize sempre o filtro solar e em caso de dúvidas procure o seu médico! Previna-se e cuide bem da sua pele!

Postagens Relacionadas

O dia 21 de junho marca o início do inverno, no Brasil, e é também quando se celebra o Dia Nacional de Controle da…
Condição crônica atinge população mais jovem devido a estilo de vida pouco saudável A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma condição…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo