Enurese noturna: as causas do xixi na cama e como encará-lo

O que é enurese noturna?

A enurese noturna nada mais é do que a perda involuntária de urina durante o sono de crianças maiores de cinco anos de idade, com frequência de, pelo menos, uma vez por mês. De forma geral, os meninos fazem mais xixi na cama que as meninas. Porém, independente do gênero, a enurese traz transtornos e constrangimentos para pais e filhos.

Quais são as causas da enurese noturna?

Há alguns anos, a enurese era considerada como uma alteração do comportamento da criança. Naquela época, castigos e punições (físicas, inclusive) eram comuns. Hoje, no entanto, sabemos que a criança não tem culpa por fazer xixi na cama. Trata-se de alterações orgânicas e hormonais que afetam o controle sobre o ato de urinar.

A questão genética também deve ser levada em consideração. Crianças cujos pais foram enuréticos têm maior probabilidade de fazer xixi na cama. Outras condições como diabetes, disfunções miccionais, doenças renais crônicas e alterações psicológicas também podem estar relacionadas.

A poliúra noturna, produção de urina em grande quantidade durante o sono, pode ocasionar uma redução do hormônio antidiurético, que auxilia no controle da produção de líquido ao longo da noite.

As alterações caracterizadas pela dificuldade que a criança tem de acordar, não percebendo a bexiga cheia, é um fator determinante para a enurese.

Alterações psicológicas também podem levar ao aparecimento da enurese, como a separação dos pais, perda de parentes próximos ou mesmo troca de escola.

Punição jamais!

Não há sentido em punir quem ainda faz xixi na cama. Afinal, estamos tratando de um ato involuntário que, por si só, já prejudica a autoestima da criança.

Atualmente, existem tratamentos adequados que levam ao controle do problema. Inicia-se com a avaliação criteriosa de cada caso e, com a ajuda de um nefrologista pediátrico, poderá ser escolhido o melhor tratamento para cada paciente.

Postagens Relacionadas

O dia 21 de junho marca o início do inverno, no Brasil, e é também quando se celebra o Dia Nacional de Controle da…
Condição crônica atinge população mais jovem devido a estilo de vida pouco saudável A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma condição…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo