Fevereiro laranja: A importância da conscientização e do combate à Leucemia

Tempo de leitura: 4 minutos

Assim como outras campanhas realizadas ao longo do ano, o Fevereiro Laranja traz  a importância da conscientização e combate à Leucemia. Um tipo de câncer que afeta crianças e adultos em todo o mundo. 

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (o InCA) as estimativas para o triênio 2020-2022 é que o Brasil apresente mais de 10 mil novos diagnósticos da doença, com uma perspectiva de quase 6 mil casos em homens e 5 mil casos em mulheres. 

Durante todo o mês de fevereiro a campanha alerta para os cuidados preventivos e a importância da doação de medula óssea para salvar vidas. Continue lendo para saber como funciona a campanha e como o diagnóstico precoce pode evitar o avanço da doença e óbito por Leucemia!

O que é leucemia?

Trata-se de uma neoplasia maligna dos glóbulos brancos, sem uma origem definida, mas desencadeada pelo acúmulos de células alteradas na medula óssea. Nesse estado, a produção das células normais é prejudicada por esse evento. 

É na medula óssea que estão as células produtoras de leucócitos (glóbulos brancos), hemácias ou eritrócitos (glóbulos vermelhos), além das plaquetas. Em condições normais, a medula produz a quantidade ideal para manter o organismo saudável. 

Já no caso da leucemia, a célula sanguínea sofre mutações genéticas, transformando as células sadias em cancerosas, que se multiplicam rapidamente e ocupam o espaço daquelas que deveriam ser saudáveis. 

Embora existam 12 tipos de leucemia, no entanto, as mais comuns são: 

  • Leucemia mieloide aguda (LMA)
  • Leucemia mieloide crônica (LMC)
  • Leucemia linfocítica aguda (LLA)
  • Leucemia linfocítica crônica (CLL)

Quais são os principais sintomas de leucemia?

Os primeiros sinais de que algo não vai bem com as células sanguíneas se apresentam em forma de anemia, devido à redução expressiva dos glóbulos vermelhos. Além disso, outros sintomas podem também sugerir um quadro leucêmico: 

  • Dor de cabeça
  • Fadiga
  • Falta de apetite
  • Palpitação
  • Febre
  • Infecções sem causa aparente 

A pessoa com leucemia tem a chamada medula preguiçosa, por não produzir em quantidades adequadas às células sanguíneas. A diminuição da produção de plaquetas, por exemplo, acarreta baixa imunidade provocando outros sintomas, como: 

  • Sangramento na gengiva, nariz
  • Equimoses (manchas roxas pelo corpo)
  • Petéquias (pontinhos roxos na pele, especialmente, na língua).

Nos casos mais agravados, a pessoa pode apresentar os gânglios linfáticos inchados, na região do pescoço e das axilas, porém sem sentir dor. Pode também apresentar perda de peso, desconforto abdominal, dores nos ossos e articulações, sudorese, principalmente, noturna.

Como é feito o diagnóstico de leucemia?

Quando os sintomas se intensificam e geram desconfiança de leucemia, o primeiro exame a ser realizado será um hemograma completo. Nele é possível avaliar as taxas de hemácias, leucócitos e plaquetas. 

O tratamento consiste desde medicações para estimular a produção da medula óssea, transfusões de hemácias e plaquetas, associadas a sessões de quimioterapia para evitar a progressão da doença ou até mesmo o transplante de medula.

O que significa fevereiro laranja?

É uma campanha específica de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce da leucemia. Quando identificada no estágio inicial, as chances de cura são maiores, com possibilidade de realização do transplante de medula óssea. 

Além disso, a campanha serve para estimular a população a comparecer nos bancos de sangue e se cadastrar como doador de medula. Outro ponto positivo da campanha é seu teor informativo, pois existe o medo de muitas pessoas de se tornarem doadoras. É importante saber como funciona e que não há risco para a saúde, desde que atenda aos critérios necessários para ser um doador de medula óssea.

A conscientização é o melhor caminho para a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento de doenças graves. O Fevereiro Laranja é, portanto, uma contribuição social, aliado ao trabalho de acompanhamento médico e promoção da saúde como forma de prevenir e reduzir ao máximo os casos de leucemia. 

Gostou do post? Aproveite então para seguir a FSFX no Instagram e ficar por dentro das campanhas e outras informações na área da saúde!

Referências:

INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER. Leucemia. 2021. Disponível em: <https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/leucemia>. Acesso em: 17 Fev. 2022

MINISTÉRIO DA CASA CIVIL. Fevereiro é o mês de conscientização e combate à leucemia. 2021. Disponível em: <https://www.gov.br/casacivil/pt-br/assuntos/noticias/2021/fevereiro/fevereiro-e-o-mes-de-conscientizacao-e-combate-a-leucemia>. Acesso em: 17 Fev. 2022

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Campanha Fevereiro Laranja busca conscientizar sobre a leucemia e incentiva o transplante de medula óssea. 2021. Disponível em: <https://www.gov.br/ebserh/pt-br/comunicacao/noticias/campanha-fevereiro-laranja-busca-conscientizar-sobre-a-leucemia-e-incentiva-o-transplante-de-medula-ossea>. Acesso em: 17 Fev. 2022

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Campanha incentiva doação de medula óssea. 2020. Disponível em: <https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-sul/hu-furg/comunicacao/noticias/campanha-incentiva-doacao-de-medula-ossea>. Acesso em: 17 Fev. 2022

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Campanha Fevereiro Laranja busca conscientizar sobre a leucemia. 2021. Disponível em: <https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2021/02/campanha-fevereiro-laranja-busca-conscientizar-sobre-a-leucemia>. Acesso em: 17 Fev. 2022

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Fevereiro laranja: mês de combate a leucemia. 2021. Disponível em: <https://www.ufpb.br/cras/contents/noticias/fevereiro-laranja-mes-de-combate-a-leucemia>. Acesso em: 17 Fev. 2022

Postagens Relacionadas

O dia 21 de junho marca o início do inverno, no Brasil, e é também quando se celebra o Dia Nacional de Controle da…
Condição crônica atinge população mais jovem devido a estilo de vida pouco saudável A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma condição…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo