H1N1: saiba como se prevenir

A Influenza, ou Gripe H1N1, é uma doença respiratória infecciosa e causada por um tipo de vírus. Ela é transmitida de uma pessoa para outra através de tosse, espirro ou contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

A doença pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente em pessoas que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção, como em crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Os sintomas são bem parecidos com os da gripe comum, sendo relatados casos de febre alta (acima de 38º), tosse, dor de cabeça, dores musculares e articulares, garganta inflamada, irritação nos olhos, coriza, cansaço, falta de apetite e, em alguns casos, vômitos e diarreia. Por isso fique atento e se algum desses sintomas (principalmente a febre alta) tiver início repentino, deve-se procurar orientação médica e realizar os cuidados necessários para tratar a doença.

A Gripe H1N1 surgiu em 2009 e foi considerada uma pandemia, atingindo inúmeros países ao redor do mundo. Neste ano, o número de casos registrados no Brasil está aumentando e acionando o alerta dos órgãos responsáveis e profissionais da saúde. A vacinação contra influenza é a intervenção mais importante na redução do impacto da doença.

Para se proteger da gripe H1N1, algumas atitudes simples são importantes:

  • Primeira medida e a mais importante: Lave as mãos com frequência, usando água e sabão, especialmente após tossir ou espirrar. Produtos para desinfecção das mãos à base de álcool também são eficientes.
  • Cubra o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar. E descarte em local adequado.
  • Tente não tocar superfícies que podem estar contaminadas com o vírus da gripe.
  • Tente evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Não compartilhar copos, talheres e objetos de uso pessoal.
  • Não levar as mãos aos olhos, boca e nariz depois de ter tocado em objetos ou superfícies comuns.

Além dessas medidas é preciso procurar permanecer saudável: durma bem, pratique atividades físicas regularmente, controle o estresse, beba muito líquido e prefira alimentos nutritivos.

Outra dica fundamental é procurar um profissional da saúde e saber se a vacina contra a Influenza A é indicada para você. Se sim, imunize-se o quanto antes para evitar problemas maiores. Lembre-se de que o vírus pode ser transmitido antes mesmo de um indivíduo apresentar qualquer sintoma.

Saiba mais sobre os vírus influenza no site do Ministério da Saúde.

Postagens Relacionadas

Neste mês, o Brasil se veste de amarelo não apenas por causa das Olimpíadas, mas também por uma causa nobre, o Julho Amarelo, campanha…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo