A higienização simples das mãos

Conteúdo atualizado em 20/07/2020.

Você sabia que uma simples lavagem adequada das mãos pode ser uma medida eficaz contra infecções?

As mãos são as principais vias de transmissão de vírus e bactérias e, portanto, a principal porta de entrada de doenças em nosso organismo. A higienização correta e frequente das mãos é essencial para evitar o desenvolvimento de diversas doenças e o contágio pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), agente da doença COVID-19. 

O cuidado com a saúde deve ser tomado por pequenas atitudes do nosso dia a dia, como a higienização das mãos, que é reconhecida mundialmente como uma medida primária, mas muito importante na prevenção e controle de infecções. Mas você sabia que existe uma forma correta de lavar as mãos? Prepare-se para aprender agora como fazer e ficar ainda mais protegido. 

Entenda sobre a importância de higienizar as mãos

Primeiro, vamos entender um pouco mais sobre a importância da higienização das mãos. Desde que o mundo começou a conhecer um pouco mais sobre o novo coronavírus, medidas emergenciais foram tomadas para frear a proliferação da doença. Dentre elas, decretos municipais e estaduais alterando o funcionamento de estabelecimentos comerciais, além de medidas individuais serem constantemente divulgadas para que cada um possa contribuir para o combate à pandemia. 

Entre essas atitudes, é recomendado sair de casa utilizando máscaras e evitar aglomerações, além de higienizar as mãos constantemente. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, lavar essa parte do seu corpo de maneira correta reduz significativamente as chances de contrair doenças transmissíveis, como a COVID-19. 

Caso você precise sair para alguma finalidade específica, tenha em mãos o álcool em gel 70%, uma vez que essa utilização contribuirá para que você possa manter as mãos limpas. 

Conheça as melhores práticas para higienizar as mãos 

Agora que você já sabe sobre a importância de higienizar as mãos, em especial nesse contexto de pandemia, chegou o momento de entendermos quais são as melhores práticas para que essa atividade seja feita de forma correta. Mas atenção a um detalhe: você deve evitar ao máximo encostar na pia, já que ela pode estar contaminada com muitos microorganismos e neste caso, a limpeza será em vão.

Atente-se ainda para o tipo de sabonete: todos podem ser utilizados para a higienização da pele, mas, se possível, opte pelos neutros e com glicerina, para garantir uma melhor hidratação. Sabonetes antibacterianos devem usados com cautela, pois podem também eliminar bactérias protetoras e ressecar a pele.

O passo a passo para a higienização das mãos

Primeiro, molhe as mãos e coloque quantidade suficiente de sabonete na palma das mãos. Ensaboe as palmas das mãos friccionando entre si. Em seguida, esfregue a palma da mão contra o dorso da outra, entrelaçando os dedos. Esfregue o dorso dos dedos utilizando a palma das mãos, com movimentos de vai e vem. Envolva o polegar com a mão oposta e esfregue-o com movimentos circulares. Friccione as pontas dos dedos e as unhas contra a palma da mão, também com movimentos circulares. Por último, lave os pulsos com o auxílio da mão oposta em movimentos circulares.

Terminada a fase de ensaboar as mãos, vamos ao enxágue: evite o contato direto das mãos ensaboadas com a torneira (use o cotovelo para torneiras de pressão ou um lenço de papel para torneiras de rosca). Enxágue com água corrente para retirar todo o sabonete. Seque as mãos e os punhos com toalha limpa, papel toalha descartável ou fluxo de ar.

Conforme abordado, se não houver a possibilidade de lavar as mãos, o álcool em gel pode ajudar, mas as mãos não devem ter sujeira aparente. Neste caso, a higienização com água e sabão será mais eficaz. Despeje uma quantidade suficiente de preparação alcoólica em uma mão, em forma de concha, para cobrir toda a superfície das mãos, e friccione as mãos entre si. Não esqueça de espalhar entre os dedos, sob as unhas e no dorso das mãos, e espere as mãos secarem.

Outra dica bastante útil é ter na bolsa um recipiente com sabonete líquido. Assim, você não precisa depender da disponibilidade dos utensílios nos estabelecimentos e poderá manter a higiene das mãos e sua saúde em perfeitas condições.

Fique por dentro dos demais cuidados durante a pandemia

Além do cuidado ao higienizar as mãos e também evitar aglomerações, outras recomendações são continuamente divulgadas pelos órgãos de saúde para que você possa se proteger e também evitar a propagação da COVID-19. 

Sempre que precisar sair de casa, evite ao máximo tocar o rosto. Além disso, mantenha a distância segura entre as pessoas. O ideal é que você esteja a pelo menos 2 metros de distância de outras pessoas, usando sempre máscara.

Ao chegar em casa, coloque a roupa em um saco plástico, deixe os sapatos na área de lavar e tome um banho para garantir de que a higienização seja feita de forma eficaz. É indicado, ainda, lavar todos os itens do supermercado antes de armazená-lo, uma vez que o vírus é resistente às superfícies por alguns dias. 

Apenas vá à rua caso seja estritamente necessário. Do contrário, permaneça em seu lar e desenvolva atividades interessantes com as pessoas que moram com você para que esses dias sejam menos estressantes.

Se cada um fizer a sua parte, esse período desafiador tende a passar mais rápido, sendo menos agressivo e possibilitando que, em breve, todos possam voltar às suas rotinas, tomando os cuidados específicos.

Gostou das dicas apresentadas? Compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos também possam conhecer as melhores práticas de higienização! 

 

Referências:

UNOESTE. Sabão, sabonete ou detergente: com qual devo lavar as mãos? Disponível em: http://www.unoeste.br/Noticias/2020/3/sabao-sabonete-ou-detergente-com-qual-devo-lavar-as-maos Acesso em: 20 de julho de 2020.

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (ANVISA). Higienização das Mãos. Disponível em: https://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/publicacoes/category/higienizacao-das-maos Acesso em: 20 de julho de 2020.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Tem dúvidas sobre o Coronavírus? O Ministério da Saúde te responde! Disponível em: https://www.saude.gov.br/images/pdf/2020/April/07/Cartilha-Coronavirus-Informacoes-.pdf Acesso em: 20 de julho de 2020.

Postagens Relacionadas

O dia 21 de junho marca o início do inverno, no Brasil, e é também quando se celebra o Dia Nacional de Controle da…
Condição crônica atinge população mais jovem devido a estilo de vida pouco saudável A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma condição…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo