Como cuidar de um idoso acamado?

Tempo de leitura: 5 minutos.

Algumas doenças, acidentes ou outros problemas de saúde podem levar o idoso a um declínio funcional, podendo este permanecer restrito ao leito. Diante disso, muitas particularidades devem receber uma atenção especial. Entender os cuidados necessários de um idoso acamado é essencial para garantir a preservação de sua saúde e uma melhor qualidade de vida. 

Enquanto em alguns pacientes a capacidade cognitiva fica comprometida, em outros casos, o idoso permanece lúcido e ativo. Essa diferença muda a forma de lidar e cuidar do idoso: na primeira situação, o responsável pelo paciente tem a possibilidade de tomar decisões por esse idoso. Já na segunda, a pessoa continua com preferências de hábitos que devem ser levados em consideração.

Quais os cuidados com o idoso acamado?

A primeira atenção deve ser voltada ao espaço onde este idoso estará acamado. É preciso que ele seja arejado, fresco, com luz solar e tenha boa ventilação. Quando um espaço fica por muito tempo fechado, as chances de desenvolver vírus e bactérias naquele local aumentam consideravelmente.

Além disso, é interessante que familiares deixem o mínimo de objetos possíveis no quarto, pois evita o acúmulo de sujidades. Roupas de cama devem ser trocadas todos os dias e lavadas com água e sabão, de preferência com produtos neutros — minimizando risco de qualquer tipo de alergia.

Higienização

Com idosos acamados, a higienização precisa de atenção redobrada, principalmente pela sua mobilidade reduzida. As trocas de fraldas devem ser frequentes, a cada evacuação ou quando apresentar sujidade. Caso o idoso evacue, existe a necessidade que ele seja limpo com água e toalha umedecida, sem uso de produtos químicos.

Após todas as refeições, é preciso realizar a higienização adequada da cavidade oral e escovação dos dentes. Quando o idoso faz uso de prótese dentária, ela também deve ser retirada para a higienização. Nesse caso, também é importante avaliar se não existe nenhum tipo de ferida ocasionada pelo item.

Alimentação

No caso da alimentação, é preciso que haja um acompanhamento próximo de profissionais capacitados, como nutricionistas. Cada idoso conta com suas particularidades e necessidades nutricionais.

O profissional nutricionista é capaz de avaliar o histórico do paciente, entender quais são os nutrientes importantes para a sua saúde, delimitar os melhores horários para as refeições e.

O profissional fonoaudiólogo trabalha em parceria com a nutrição, e toda equipe multiprofissional, e é responsável por avaliar qual é a textura de alimento indicada para a realidade do idoso, após analisar se existe distúrbio de deglutição e qual o grau desta disfagia.

No momento de alimentar, também é importante atentar-se quanto à posição do idoso. Durante a alimentação, este deve estar posicionado sentado, o mais ereto possível para evitar engasgos. 

Para os idosos que mantêm alimentação por via oral, sempre que possível, o estimule a comer sozinho, pois vai contribuir para a sua autonomia.

Qual a importância da assistência médica para um idoso?

Contar com um acompanhamento médico deve ser uma das prioridades para familiares de um idoso acamado. Regularmente, o médico vai avaliar aspectos importantes relacionados ao histórico do paciente, além de entender a evolução de seu quadro clínico também trará mais tranquilidade e segurança para a família, que terá um profissional de referência cuidando da saúde do idoso acamado.

O cuidado e zelo com o idoso acamado é essencial para garantir maior conforto e segurança ao paciente e a toda família. Ao adotar as dicas apresentadas, e contar com uma rede apoio, certamente vai garantir maior qualidade de vida para seu familiar.

Se você deseja saber um pouco mais sobre o envelhecimento, saúde e qualidade de vida, continue no blog e confira outros conteúdos!

Referência:

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ). O cuidado ao Idoso acamado: uma abordagem multidisciplinar. 2017. Disponível em: <https://saudedapessoaidosa.fiocruz.br/pratica/o-cuidado-ao-idoso-acamado-uma-abordagem-multidisciplinar>. Acesso em: 08 Abr. 2021.

GOMES, Ana Karine Castelo Branco de Paula. Idosos Acamados: Cartilha de cuidados. 2017. Disponível em: <http://www.uece.br/mepges/index.php/downloads/doc_view/2153-ana-karine-castelo-branco-de-paula>. Acesso em: 08 Abr. 2021

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE. Atendimento humanizado melhora a qualidade de vida de pacientes acamados. 2018. Disponível em: <http://www.campogrande.ms.gov.br/cgnoticias/noticias/atendimento-humanizado-melhora-qualidade-de-vida-de-pacientes-acamados/>. Acesso em: 08 Abr. 2021.

Postagens Relacionadas

Especialista da FSFX reforça a importância de exames regulares para diagnosticar doença silenciosa Celebrado no dia 26 de maio, o Dia Nacional de Combate…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo