A importância de praticar atividade física para saúde

Tempo de leitura: 2 minutos. 

No Dia Mundial da Saúde, em que todas as unidades ligadas ao setor lançam campanhas para falar sobre a promoção da saúde e prevenção de doenças, viemos reforçar a  importância da atividade física para manter corpo e mente saudáveis. 

O exercício físico diário não é só para quem está acima do peso ou em reabilitação por algum problema físico, mas sim para todos aqueles que se preocupam com o bem estar e buscam uma melhor qualidade de vida. 

Neste post vamos falar da importância de praticar atividade física e seus benefícios. Continue lendo e veja como criar o hábito de se exercitar, mas sempre com o acompanhamento profissional para ter a certeza de que está no caminho certo!

Por que a prática de atividade física regular é tão importante?

Se tratando de anatomia, o corpo humano é composto de células que formam órgãos, sistemas e tecidos. Existe uma correlação entre os tecidos do nosso corpo e que, quando exercitados, mantêm o seu funcionamento adequado. A atividade física estimula as estruturas e contribui para a saúde do organismo. 

Quando uma atividade é realizada o suor é inevitável, e auxilia na eliminação de toxinas, assim como o cérebro ativa a liberação de hormônios importantes para promover as sensações de recompensa e bem estar. 

Muito além da estética, é primordial realizar atividades físicas com foco na saúde. Considerando o envolvimento de toda a composição corporal no processo de envelhecimento, fazer exercício também ajuda a retardar os efeitos do tempo, de dentro para fora e de fora para dentro.

Quais são os benefícios de se exercitar?

Com uma prática regular e orientada, diversos benefícios podem ser notados. Dentre eles: 

  • Redução dos riscos de desenvolvimentos das doenças cardiovasculares – infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e hipertensão;
  • Auxílio no controle  das taxas de colesterol LDL, e aumento do colesterol HDL;
  • Controle do diabetes;
  • Controle da taxa de glicose no sangue;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Redução e manutenção do peso; 
  • Melhora dos quadros de ansiedade, depressão e transtornos psicossociais;
  • Aumento da capacidade de concentração e ativação da memória;
  • Contribui para o aumento da expectativa de vida e envelhecimento saudável;
  • Melhora a saúde dos músculos e ossos;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Economia – pela redução de gastos com a saúde, associados à doenças; 
  • Aumento do bem-estar e qualidade de vida.

Como você pode ver, a lista é grande para todos os benefícios da prática de exercícios físicos. Só aí já dá para se convencer da importância da atividade física, desde que praticada da maneira certa com o devido acompanhamento.

Se você gostou do post e deseja se manter sempre informado com dicas de saúde e bem-estar, que tal seguir a FSFX no Instagram e ficar sempre por dentro das novidades!

Referências:

FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS (FIEMG). 7 de abril: Dia Mundial da Saúde. 2021. Disponível em: <https://www7.fiemg.com.br/regionais/vale-do-aco/noticias/detalhe/7-de-abril-dia-mundial-da-saude>  Acesso em: 06 Abr. 2022.

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ). OMS atualiza diretrizes sobre sedentarismo e atividade física. 2020. Disponível em: <https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/noticias/2085-oms-atualiza-diretrizes-sobre-sedentarismo-e-atividade-fisica>. Acesso em: 06 Abr. 2022.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Construindo um mundo mais justo e saudável. 2021. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/construindo-um-mundo-mais-justo-e-saudavel-07-4-dia-mundial-da-saude/> Acesso em: 06 Abr. 2022.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERTÃO. Importância do exercício físico para a saúde. 2019. Disponível em: <https://www.sertao.rs.gov.br/noticia/295/05-12-2019/importancia-do-exercicio-fisico-para-a-saude>. Acesso em: 06 Abr. 2022.

SECRETARIA DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL. Saúde orienta na realização de atividades físicas. 2018. Disponível em: <https://www.saude.df.gov.br/atividades-fisicas-trazem-beneficios-para-a-saude/>. Acesso em: 06 Abr. 2022. 

SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Atividades Físicas. 2022. Disponível em: <https://www.saude.mg.gov.br/atividadefisica>. Acesso em: 06 Abr. 2022.

Postagens Relacionadas

Médico do Hospital Márcio Cunha alerta sobre a privação do sono que pode levar a distúrbios como depressão, insônia e apneia. O sono adequado…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo