Marmita saudável – Como preparar?

Para muitas pessoas que trabalham foram em período integral, levar o próprio almoço para a empresa é uma excelente solução para economizar com a alimentação e personalizar as refeições, deixando-as mais ricas, diversificadas e nutritivas. Porém, é necessário saber como preparar uma marmita saudável. As dicas a seguir poderão ajudar você nesse desafio.

Um almoço equilibrado deve conter carboidratos, proteínas e fibras, com a menor quantidade de gorduras possível. Assim, uma marmita pode ser elaborada com uma colher grande de arroz (preferencialmente integral), uma concha pequena de feijão e dois pedações médios de carne, frango ou peixe grelhados, cozidos ou assados. Para quem preferir, pode-se substituir o arroz por batatas ou uma massa. A combinação de duas fontes de carboidratos, no entanto, não é recomendada, pois eles deixam o organismo mais alcalino após a refeição, aumentam o sono e diminuem a produtividade.

Também é importante o acompanhamento de saladas e legumes. Nesse caso, é melhor levá-los em um recipiente à parte para que se conservem frescos por mais tempo. Outro ponto muito importante diz respeito à ingestão de líquidos durante o almoço. Normalmente, temos a tendência de tomar suco, água ou refrigerante enquanto estamos almoçando. Porém, é melhor evitar quantidades superiores a 200 ml, já que o excesso de líquidos prejudica a digestão dos alimentos.

Para aqueles que não abrem mão de uma sobremesa, recomendamos frutas (principalmente as cítricas) e iogurtes. Quem não resiste à tentação dos doces, como pipoca eles poderão ser consumidos duas vezes por semana desde que a saúde esteja em dia e o peso corporal normal.

Esses simples cuidados na preparação de sua marmita e a atenção na escolha, no preparo e no acondicionamento dos alimentos têm um valor que ultrapassa a simples satisfação do apetite. A comida também influencia aspectos afetivos, econômicos, sociais e ambientais, trazendo benefícios que se refletem no humor, no orçamento do mês, na saúde e na própria disposição para o trabalho, podendo, inclusive, aumentar a sua produtividade. Portanto, faça boas escolhas no momento de preparar a sua marmita e bon apettit!

Postagens Relacionadas

Médico do Hospital Márcio Cunha alerta sobre a privação do sono que pode levar a distúrbios como depressão, insônia e apneia. O sono adequado…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo