O consumo de lactose e os efeitos no organismo

A lactose é o açúcar presente no leite e seus derivados, e requer uma enzima chamada lactase para a sua quebra (em glicose e galactose) e para ocorrer a absorção pelo organismo. A glicose e a galactose provenientes da lactose desempenham um papel em nossas células como fontes de energia.

Problemas na absorção da lactose

Em determinadas circunstâncias, quando o corpo não produz lactase (ou produz muito pouco), ou, se por qualquer razão, a sua ação é ineficaz, as moléculas de lactose chegam ao intestino grosso sem terem sido quebradas. A partir de então, a lactose passa por um processo de fermentação efetuada pelas bactérias presentes no intestino, o que pode causar desconforto na região do abdômen, diarreia, cólicas, gases e outros transtornos que caracterizam a temida intolerância à lactose.

No Brasil, cerca de 30% da população sofre de intolerância à lactose. A principal causa é a redução gradual da produção de lactase desde a infância até a idade adulta. Essa perda de capacidade de produção de lactase varia entre diferentes indivíduos, de forma que os sintomas decorrentes de intolerância à lactose também são variáveis e se manifestam de diferentes maneiras.

Quais são as principais fontes de lactose?

A lactose está presente no leite em seus derivados, como queijos, iogurtes e requeijão. No entanto, como vários alimentos levam leite em suas receitas, é necessário ficar atento. Até mesmo alguns medicamentos contêm leite em suas composições. Seguem Alguns alimentos que possuem lactose:

  • pães industriais e pães de leite;
  • cereais;
  • achocolatados;
  • margarinas;
  • salsichas;
  • licores cremosos (como o de amarula);
  • sopas e purês instantâneos;
  • maioneses e molhos para saladas;
  • doces, chocolates e balas;
  • bolos e biscoitos.

Como saber se eu tenho intolerância à lactose e como proceder?

Caso você perceba qualquer alteração no funcionamento de seu corpo ou desconforto após consumir algum alimento que contenha leite em sua composição, informe ao seu médico.

Se a intolerância a lactose for detectada, reduza paulatinamente o consumo de leite e de seus derivados, até chegar ao ponto em que a lactose seja consumida em uma quantidade baixa o suficiente a ponto de não causar problemas à saúde. Procure um nutricionista para ajudá-lo a estruturar um plano alimentar que contenham os nutrientes necessários para você.

Postagens Relacionadas

O dia 21 de junho marca o início do inverno, no Brasil, e é também quando se celebra o Dia Nacional de Controle da…
Condição crônica atinge população mais jovem devido a estilo de vida pouco saudável A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma condição…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo