O pai e a gravidez

A gravidez é um momento muito especial na vida de um casal e, cada vez mais, o homem tende a participar ativamente das atividades que envolvem a gestação.

Apesar da alegria pela chegada do bebê, surgem muitas incertezas, medos e ansiedades e enfrentar esta etapa juntos cria um elo ainda maior entre eles e a criança que está a caminho.

O papai, muitas vezes, prefere não expor seus sentimentos para não demonstrar fraqueza, mas conversar a respeito é muito positivo, pois mostra uma preocupação com o desenvolvimento e com a saúde do bebê e da mãe. Lembre-se, apenas, que a intensidade das preocupações não deve recair sobre a gestante.

Interagir e procurar conhecer o filho antes do nascimento são atitudes que promovem a construção de um relacionamento saudável. Vale conversar, cantar e sentir a criança mexer dentro da barriga da mamãe.

O-PAI-E-A-GRAVIDEZ3São sempre bem-vindos os elogios às mudanças que acontecem no corpo da grávida, o acompanhamento nas consultas de pré-natal, nos exames de ultrassom e nas atividades que envolvam a chegada do bebê. O papai também pode e deve participar da preparação do quartinho e da mala para a maternidade. Isso tudo proporciona mais tranquilidade e segurança para a mamãe.

Bons hábitos alimentares e bom senso para evitar qualquer coisa que possa significar estresse para a mamãe ajudam a criar um ambiente propício ao crescimento da criança.

Um bebê precisa de muitos cuidados e deixar claro para a mamãe que ela poderá contar com sua efetiva participação neste momento é muito tranquilizador. O vínculo criado ainda na barriga é importante para que o bebê esteja confortável na presença do pai quando nascer e, quanto antes esse vínculo for criado, maiores são os benefícios emocionais após o nascimento.

Para informações e troca de experiências com outros pais, inscreva-se no Projeto Gerar!

 

 

Postagens Relacionadas

A Fundação São Francisco Xavier estará presente em mais uma edição da tradicional feira de negócios do Vale do Aço, a Expo Usipa, que…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo