Entendendo a obesidade e os riscos para sua saúde

Tempo de leitura 7 min

Neste conteúdo você vai entender um pouco mais sobre a obesidade e quais os impactos do excesso de peso na saúde. Continue lendo e veja a importância dos cuidados para evitar e tratar a doença, e garantir uma melhor qualidade de vida!

O que é a obesidade e quais são as principais causas?

A obesidade é considerada uma doença caracterizada pelo acúmulo de gordura no corpo, que está associado a riscos para a saúde, devido à sua relação com várias complicações metabólicas.

De modo geral, o excesso de calorias ingeridas na alimentação diária é responsável pelo ganho de peso.

Entretanto, algumas doenças (como alterações hormonais e psicológicas), medicamentos (como corticoides), fatores culturais (como o padrão de beleza no perfil magro, hereditariedade e sedentarismo, também podem contribuir para o aumento de peso. A doença é crônica e pode ser controlada com algumas práticas saudáveis e exercício físico, para evitar ao máximo, tratamentos medicamentosos ou cirurgias.

Quais são os riscos da obesidade?

Embora seja caracterizada como doença, as principais consequências da obesidade são os riscos que o sobrepeso pode oferecer à saúde. Uma pessoa com acúmulo de gordura pode desenvolver problemas graves como hipertensão arterial (pressão alta), diabetes, artrite, apneia, doenças cardiovasculares, trombose, alguns tipos de câncer, doenças digestivas, infertilidade e até doenças psicossociais. 

A obesidade pode ainda ser classificada como primária, quando há consumo de calorias maior que o gasto energético ou secundária, quando originária de alguma doença.

Como tratar a obesidade?

O impacto da obesidade na qualidade de vida pode ser significativo se não houver uma ação preventiva e de controle. Logo, a mudança dos hábitos de vida é essencial para quem precisa perder peso e cuidar da saúde.

Os alimentos processados e ultraprocessados (industrializados), são ricos em gorduras e açúcar, possuem alta densidade calórica e baixo valor nutricional, por isso, devem ser evitados. Ao passo que, deve-se dar preferência aos alimentos in natura ou minimante processados. Além disso, o ideal é ter uma rotina organizada e comer com regularidade e atenção, mantendo uma alimentação variada e rica em frutas, verduras e alimentos integrais. 

Muitas pessoas têm dificuldades para perceber que o ganho de peso vai aos poucos se transformando em obesidade. 

Uma forma de inibir essa evolução é focar nos cuidados primários de prevenção, ou seja, investir em uma combinação de de alimentação saudável e prática de exercícios, e não se descuidar dos exames e da mente.

É possível perder peso de forma saudável, contando com a ajuda de uma equipe multidisciplinar de saúde para criar um programa de reeducação alimentar e atividade física ideal adequado à realidade de cada um.

Gostou do post? Que tal aproveitar a visita para conhecer os riscos do excesso de açúcar na alimentação e como promover uma mudança de hábitos!

Referências:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA PARA O ESTUDO DA OBESIDADE E SÍNDROME METABÓLICA. Obesidade e sobrepeso. 2020. Disponível em: <https://abeso.org.br/conceitos/obesidade-e-sobrepeso/>. Acesso em: 11 Jun. 2021.

GOVERNO DO BRASIL. Ministério da Saúde alerta para doenças desencadeadas pela obesidade. 2020. Disponível em: <https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2020/03/ministerio-da-saude-alerta-para-doencas-desencadeadas-pela-obesidade>. Acesso em: 11 Jun. 2021.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. 04/3 – Dia Mundial da Obesidade. 2020. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/3134-04-3-dia-mundial-da-obesidade>. Acesso em: 11 Jun. 2021.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). World Obesity Day. 2020. Disponível em: <https://www.who.int/news-room/events/detail/2020/03/04/default-calendar/world-obesity-day>. Acesso em: 11 Jun. 2021.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA (SBEM). A obesidade é uma doença. 2020. Disponível em: <https://www.sbemsp.org.br/imprensa/releases/736-a-obesidade-e-uma-doenca>. Acesso em: 11 Jun. 2021.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA (SBEM). Obesidade. 2020. Disponível em: <https://www.sbemsp.org.br/para-o-publico/informacoes-sobre-doencas#modal-obesidade>. Acesso em: 11 Jun. 2021.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEFROLOGIA (SBN). O excesso de peso e suas consequências. 2020. Disponível em: <https://www.sbn.org.br/orientacoes-e-tratamentos/doencas-comuns/obesidade/>. Acesso em: 11 Jun. 2021.

Postagens Relacionadas

Especialista da FSFX reforça a importância de exames regulares para diagnosticar doença silenciosa Celebrado no dia 26 de maio, o Dia Nacional de Combate…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo