Os riscos do consumo de alimentos industrializados na infância

Consumo exagerado pode contribuir para o desenvolvimento de doenças

Os alimentos industrializados são grandes vilões da alimentação saudável e rica em nutrientes para o desenvolvimento das crianças. Esses alimentos passam por várias etapas e técnicas para adição de ingredientes e produtos químicos na sua fabricação, como sal, açúcar, gordura e conservantes.

No processo de fabricação de muitos alimentos industrializados, o uso de gorduras trans é realizado para afetar o sabor e garantir um prazo de validade maior dos alimentos. As gorduras trans são triglicerídeos que apresentam ácidos graxos insaturados e, são encontradas em grande quantidade em alguns alimentos industrializados que podem contribuir para o desenvolvimento de ateroscleroses e outros problemas cardiovasculares.

Com uma rotina acelerada e apertada, muitos responsáveis acabam optando pela facilidade de preparo e consumo desses produtos na alimentação das crianças, o que resulta em um consumo exagerado que pode trazer riscos à saúde.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que em 2025 o número de crianças obesas no planeta chegue a 75 milhões. Os registros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que uma em cada três crianças, com idade entre cinco e nove anos, está acima do peso no país.

A infância e a juventude são fases de descobertas e aprendizado. Buscar uma transição natural durante esses períodos é essencial, e adotar hábitos saudáveis desde cedo é fundamental para alcançar esse objetivo. Investir em escolhas alimentares conscientes desde o início é uma maneira poderosa de promover um estilo de vida saudável e equilibrado desde a infância.

Fique em dia com a sua saúde: a Usisaúde oferece diversos planos médicos com foco na prevenção e no diagnóstico precoce para cuidar do seu bem-estar. Conheça os nossos serviços e aproveite cada benefício disponível para você e sua família!

Postagens Relacionadas

Médico do Hospital Márcio Cunha alerta sobre a privação do sono que pode levar a distúrbios como depressão, insônia e apneia. O sono adequado…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo