Pão integral é realmente saudável? Por quê?

Na tentativa de incorporar hábitos alimentares mais saudáveis, muitas pessoas substituem o pão branco pelo pão integral em sua alimentação. Mas será que há realmente uma diferença significativa entre eles e, principalmente, o pão integral é mesmo mais saudável? Para entender as vantagens e as desvantagens de adotar o pão integral em nossa alimentação, vamos analisar alguns aspectos importantes.

Afinal, quais são as diferenças entre o pão branco e o pão integral?

O pão integral se diferencia do pão branco principalmente pelo tipo de farinha utilizado em sua fabricação. O pão integral contém farinhas integrais, com pedaços de grãos, sendo, portanto, mais rico em valores nutricionais. Isso porque a farinha branca utilizada para se fazer o pão branco perde o farelo e o gérmen do trigo durante a moagem, e são justamente nesses elementos que estão a maior parte dos minerais e das vitaminas.

Atualmente, os pães integrais encontrados no mercado contam com um percentual entre 50% e 85% de farinha integral, dependendo da qualidade e do fabricante do produto. Leia o rótulo e dê preferência aos pães 100% integrais. São ótimos para se fazer Sanduíche Natural.

Quais são os nutrientes encontrados no pão integral?

O pão integral oferece vitaminas e outras substâncias importantes para a saúde, como o amido (considerado um “combustível” natural para o organismo), a vitamina B1, fundamental para a musculatura e o sistema nervoso, a vitamina B2, indispensável para o metabolismo e o crescimento, e a vitamina E, que combate o envelhecimento.

Também são encontrados fósforo, potássio, cálcio, magnésio e ferro. Embora todos esses nutrientes também sejam encontrados no pão branco, eles são oferecidos em quantidades bem superiores pelo pão integral.

O pão integral engorda menos?

Tendo como base duas fatias de 100g (uma de cada tipo de pão), a fatia de pão branco contém cerca de 270 calorias, enquanto que a do pão integral contém 230. Além da caloria, por ser mais rico em fibras e amido, o pão integral fornece mais nutrientes e saciedade ao corpo,  além de contribuir para menor biodisponibilidade de açúcares e gorduras ingeridos simultaneamente, resultando em menor ganho de peso. E, também diminui o índice glicêmico dos alimentos auxiliando na prevenção do Diabetes e para quem já possui no controle.

O pão integral faz bem para o intestino?

Justamente por conter grande quantidade de fibras, inclusive a celulose, o pão integral é eficiente para regular a função intestinal, circulando pelo intestino, absorvendo água e aumentando o volume de sais, o que facilita a eliminação.

 

Postagens Relacionadas

O dia 21 de junho marca o início do inverno, no Brasil, e é também quando se celebra o Dia Nacional de Controle da…
Condição crônica atinge população mais jovem devido a estilo de vida pouco saudável A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma condição…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo