Planejamento familiar: entenda melhor

O planejamento familiar é caracterizado como um conjunto de ações que visam prevenir uma gravidez indesejada e planejar o número de filhos, o momento da gravidez e outros aspectos importantes ao bem-estar e à qualidade de vida de toda a família.

A fim de ajudar as famílias a planejarem seu desenvolvimento, foram criados, ao longo dos anos, diversos mecanismos de anticoncepção e controle de natalidade, além de serem veiculadas campanhas informativas para esclarecer à população a importância do uso correto destes mecanismos.

Mecanismos de barreira (camisinha masculina e feminina, diafragma e agentes espermaticidas), pílulas, injeções e adesivos anticoncepcionais, dispositivos intrauterinos (DIU), métodos comportamentais, entre outros, são apenas algumas das opções que auxiliam no planejamento familiar. Estar bem informado é fundamental para fazer a escolha do método anticoncepcional que o deixa confortável, se adapta ao seu modo de vida e à sua condição de saúde, e seja acessível e eficiente. Cada método tem vantagens e desvantagens, e não existe um método que seja 100% eficaz, já que todos têm uma probabilidade de falha.

Procure sempre o profissional de saúde antes de optar por um método anticoncepcional, pois existem situações em que determinados métodos não são recomendados. Além disso, faça o acompanhamento periódico para verificar se a utilização do método escolhido está correto ou se houve alguma alteração que torne necessária a sua substituição.

Lembre-se: o planejamento familiar é um direito das pessoas, que devem poder decidir livremente sobre ter ou não filhos, o melhor momento de fazê-los e os métodos anticoncepcionais de sua preferência. Estar consciente deste poder de decisão irá ajudá-lo na constituição de uma família saudável e bem estruturada!

Postagens Relacionadas

A Fundação São Francisco Xavier estará presente em mais uma edição da tradicional feira de negócios do Vale do Aço, a Expo Usipa, que…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo