Pré-natal odontológico: A importância dos cuidados com a saúde bucal da gestante

Tempo de leitura: 5 minutos

Realizar o pré-natal é essencial para identificar ou prevenir, de forma precoce, doenças tanto da mãe quanto do bebê. Porém, o que poucas pessoas sabem é que o pré-natal odontológico também é muito importante para assegurar uma gestação saudável. Cuidar da saúde bucal da gestante é indispensável e exige atenção especial durante esse período.

Neste material, explicamos um pouco mais sobre o tema. Confira!

Qual a importância do pré-natal odontológico?

A higiene bucal deve ser reforçada durante o período gestacional, pois, ao aumentar o número de refeições, a limpeza pode ficar comprometida, e assim, favorecer o aparecimento de cáries e de doenças periodontais. A gengivite, por exemplo, pode ocorrer mais facilmente durante a gravidez, associadas às variações hormonais e dilatação dos vasos sanguíneos, e pela presença de bactérias sobre os dentes (placas), que provocam inflamação e/ou infecção das gengivas e dos tecidos de sustentação dos dentes. 

Portanto, gestantes podem e devem realizar consultas odontológicas ao longo da gravidez. É seguro para a mamãe e mais uma maneira de proteger o bebê. 

Quais os cuidados durante a gravidez?

Higienização adequada

Adote um hábito diário de cuidados com sua saúde bucal, mantendo o uso do fio dental e a escovação correta dos dentes após todas as refeições. 

Atente-se para escolha de uma escova de dentes macia e utilize o fio dental com suavidade, para evitar lesões a tecidos sensíveis da gengiva. Se possível, utilize um creme dental antiplaca e antigengivite; e enxague com um antisséptico bucal sem álcool.

Avise ao dentista sobre a gravidez

É importantíssimo que o profissional seja informado da gestação, pois muitos medicamentos e anestésicos devem ser evitados nos primeiros meses, a não ser que seja estritamente necessário.

O ideal é que marque uma consulta logo nas primeiras semanas, assim o profissional fará uma análise mais detalhada, orientando sobre os cuidados necessários para manter a saúde bucal em dia. 

Escolha alimentos saudáveis

É importante manter uma alimentação rica em alimentos in natura, que irão fornecer nutrientes importantes para a nutrição dos dentes e tecidos, como o cálcio, fósforo e vitamina D. Evitar açúcares, balas, doces, refrigerantes e demais produtos industrializados também ajudará na prevenção contra a cárie dentária. 

Nesse sentido, tenha um acompanhamento profissional para ter uma alimentação balanceada que irá contribuir para a saúde bucal e para a prevenção de outras doenças (diabetes e hipertensão, por exemplo).

Faça assepsia após vômitos

Especialmente durante os primeiros meses de gravidez, é natural ter alguns enjoos e vômitos. Se isso for frequente, é preciso ter ainda mais cuidado com a saúde bucal pela maior presença de ácido do sistema digestivo. Sempre que isso ocorrer, lave a boca com água, fazendo bochechos. Além disso, é recomendado escovar os dentes com creme dental sem sabor, para evitar novos enjoos.

O pré-natal odontológico é fundamental para a saúde da criança e da gestante. Qualquer dúvida ou alteração na cavidade bucal, busque auxílio de um profissional.

Continue no blog e procure nossa equipe para conhecer o projeto Gerar.

Referências:

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Caderneta da gestante. 2018. Disponível em: https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2018/agosto/31/Caderneta-da-Gestante-2018.pdf. Acesso em 22 Dez. 2020.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. É fundamental fazer o pré-natal odontológico. Disponível em: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/53886-e-fundamental-fazer-o-pre-natal-odontologico. Acesso em: 22 Dez.DEZ. 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Saúde Bucal da Gestante: Acompanhamento Integral em Saúde da Gestante e da Puérpera. 2018. Disponível em: https://www.unasus.ufma.br/wp-content/uploads/2019/12/ISBN_SBG_Portugues.pdf. Acesso em: 23 Dez. 2020.

Postagens Relacionadas

O dia 21 de junho marca o início do inverno, no Brasil, e é também quando se celebra o Dia Nacional de Controle da…
Condição crônica atinge população mais jovem devido a estilo de vida pouco saudável A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma condição…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo