A puberdade é um período de grandes transformações físicas e emocionais. Portanto, é importante conhecer essas mudanças que ocorrem em meninas e meninos, bem como saber quando elas se iniciam.
Mas, afinal, o que é puberdade?
A puberdade se refere a uma fase da vida da criança durante a qual há uma série de modificações de ordens física e emocional. Essas mudanças do corpo, da mente e das emoções sinalizam que o jovem está deixando a infância e adentrando a adolescência. As mudanças na puberdade envolvem:
- desenvolvimento corporal e alterações físicas internas e externas;
- mudanças nos órgãos sexuais;
- alterações psíquicas, emocionais e sociais.
Quando a puberdade começa?
O início da puberdade ocorre quando alterações nos cérebros das crianças provocam a liberação de hormônios sexuais nos ovários das meninas e nos testículos dos meninos. Isso acontece por volta dos 10 – 11 anos para as meninas e 11 – 13 anos para os meninos. Entretanto, vários fatores podem adiantar ou retardar esse processo, de modo que os intervalos podem ser ampliados para 8 – 13 anos, no caso das meninas, e 9 – 14 anos para os meninos.
Não existe um método determinado para identificar com precisão quando o indivíduo entra na puberdade. As primeiras alterações no cérebro da criança e a elevação das taxas de hormônio não podem ser detectadas visualmente dessa forma, é comum pensar que a puberdade ainda não começou. Fato interessante é que a puberdade pode se completar em 18 meses ou levar até cinco anos para ser finalizada. Essa variação é absolutamente normal.
Principais mudanças físicas para as meninas durante a puberdade
-
Entre os 10 e os 11 anos
Início do desenvolvimento dos seios. Este é o primeiro sinal visível que revela o início da puberdade. É comum que os seios esquerdo e direito se desenvolvam em ritmos diferentes. Assim, se durante o processo um parecer maior que o outro, não há motivos para preocupação. Também é normal que os seios se tornem mais macios à medida que se desenvolvem. Caso deseje usar sutiã, um top de algodão ou um sutiã para práticas esportivas são boas escolhas.
- A menina apresentará um aumento acelerado de sua altura. Algumas partes do corpo, como cabeça, rosto e mãos, tendem a crescer mais rápido do que os braços, as pernas e o tronco. Isso faz com que seu aspecto pareça um pouco desproporcional durante algum tempo. As meninas normalmente param de crescer quando completam 16 – 17 anos.
- Os genitais externos (vulva) e os pelos pubianos começam a aumentar de tamanho. Os pelos se tornam mais escuros e espessos ao longo do tempo.
-
Entre 12 e 14 anos (por volta de dois anos após o início do desenvolvimento dos seios)
Os pelos sob a axilas começam a surgir.
- A vagina libera um fluido claro ou esbranquiçado durante alguns meses, antes da primeira menstruação. Se esse fluido trouxer incômodo, sugere-se o uso de absorventes. Em caso de coceira, dor ou odor excessivo, deve-se consultar um médico.
- Início do ciclo menstrual, que, no início, tende a ser irregular. Cólicas e dores de cabeça são comuns.
Principais mudanças físicas para os meninos durante a puberdade
-
Entre 11 e 13 anos
- Os genitais começam a crescer. É comum que um testículo cresça mais rápido que o outro.
- Os pelos pubianos começam a aumentar de tamanho. Eles se tornam mais escuros e espessos ao longo do tempo.
-
Entre 12 e 14 anos
O menino passa por um aumento acelerado da O peito e os ombros se tornam mais largos. Algumas partes do corpo, como cabeça, rosto e mãos, tendem a crescer mais rápido do que os braços, as pernas e o tronco. Isso faz com que seu aspecto pareça um pouco desproporcional durante algum tempo. Os meninos normalmente param de crescer quando completam 18 – 20 anos.
-
Entre 13 e 15 anos
- Surgem pelos em outras partes do corpo, como rosto, axilas, peito e pernas.
- Produção de mais testosterona, o que estimula os testículos a produzirem esperma.
- O adolescente tende a ter ereções, muitas delas sem razão aparente.
-
Entre 14 e 15 anos
- O “pomo de Adão”, protuberância no meio do pescoço, começa a se tornar mais evidente.
- O tom da voz sofre constantes variações entre graves e agudos. Com o tempo, essas variações cessam.