Puberdade: entenda melhor esta fase e as mudanças que ela traz para o corpo

A puberdade é um período de grandes transformações físicas e emocionais. Portanto, é importante conhecer essas mudanças que ocorrem em meninas e meninos, bem como saber quando elas se iniciam.

Mas, afinal, o que é puberdade?

A puberdade se refere a uma fase da vida da criança durante a qual há uma série de modificações de ordens física e emocional. Essas mudanças do corpo, da mente e das emoções sinalizam que o jovem está deixando a infância e adentrando a adolescência. As mudanças na puberdade envolvem:

  • desenvolvimento corporal e alterações físicas internas e externas;
  • mudanças nos órgãos sexuais;
  • alterações psíquicas, emocionais e sociais.

Quando a puberdade começa?

O início da puberdade ocorre quando alterações nos cérebros das crianças provocam a liberação de hormônios sexuais nos ovários das meninas e nos testículos dos meninos. Isso acontece por volta dos 10 – 11 anos para as meninas e 11 – 13 anos para os meninos. Entretanto, vários fatores podem adiantar ou retardar esse processo, de modo que os intervalos podem ser ampliados para 8 – 13 anos, no caso das meninas, e 9 – 14 anos para os meninos.

Não existe um método determinado para identificar com precisão quando o indivíduo entra na puberdade. As primeiras alterações no cérebro da criança e a elevação das taxas de hormônio não podem ser detectadas visualmente dessa forma, é comum pensar que a puberdade ainda não começou. Fato interessante é que a puberdade pode se completar em 18 meses ou levar até cinco anos para ser finalizada. Essa variação é absolutamente normal.

Principais mudanças físicas para as meninas durante a puberdade

  1. Entre os 10 e os 11 anos

 Início do desenvolvimento dos seios. Este é o primeiro sinal visível que revela o início da puberdade. É comum que os seios esquerdo e direito se desenvolvam em ritmos diferentes. Assim, se durante o processo um parecer maior que o outro, não há motivos para preocupação. Também é normal que os seios se tornem mais macios à medida que se desenvolvem. Caso deseje usar sutiã, um top de algodão ou um sutiã para práticas esportivas são boas escolhas.

  • A menina apresentará um aumento acelerado de sua altura. Algumas partes do corpo, como cabeça, rosto e mãos, tendem a crescer mais rápido do que os braços, as pernas e o tronco. Isso faz com que seu aspecto pareça um pouco desproporcional durante algum tempo. As meninas normalmente param de crescer quando completam 16 – 17 anos.
  • Os genitais externos (vulva) e os pelos pubianos começam a aumentar de tamanho. Os pelos se tornam mais escuros e espessos ao longo do tempo.
  1. Entre 12 e 14 anos (por volta de dois anos após o início do desenvolvimento dos seios)

 Os pelos sob a axilas começam a surgir.

  • A vagina libera um fluido claro ou esbranquiçado durante alguns meses, antes da primeira menstruação. Se esse fluido trouxer incômodo, sugere-se o uso de absorventes. Em caso de coceira, dor ou odor excessivo, deve-se consultar um médico.
  • Início do ciclo menstrual, que, no início, tende a ser irregular. Cólicas e dores de cabeça são comuns.

Principais mudanças físicas para os meninos durante a puberdade

  1. Entre 11 e 13 anos

  • Os genitais começam a crescer. É comum que um testículo cresça mais rápido que o outro.
  • Os pelos pubianos começam a aumentar de tamanho. Eles se tornam mais escuros e espessos ao longo do tempo.
  1. Entre 12 e 14 anos

 O menino passa por um aumento acelerado da O peito e os ombros se tornam mais largos. Algumas partes do corpo, como cabeça, rosto e mãos, tendem a crescer mais rápido do que os braços, as pernas e o tronco. Isso faz com que seu aspecto pareça um pouco desproporcional durante algum tempo. Os meninos normalmente param de crescer quando completam 18 – 20 anos.

  1. Entre 13 e 15 anos

  • Surgem pelos em outras partes do corpo, como rosto, axilas, peito e pernas.
  • Produção de mais testosterona, o que estimula os testículos a produzirem esperma.
  • O adolescente tende a ter ereções, muitas delas sem razão aparente.
  1. Entre 14 e 15 anos

  • O “pomo de Adão”, protuberância no meio do pescoço, começa a se tornar mais evidente.
  • O tom da voz sofre constantes variações entre graves e agudos. Com o tempo, essas variações cessam.

Postagens Relacionadas

O dia 21 de junho marca o início do inverno, no Brasil, e é também quando se celebra o Dia Nacional de Controle da…
Condição crônica atinge população mais jovem devido a estilo de vida pouco saudável A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma condição…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo