Quais são as doenças respiratórias mais comuns e como se proteger?

Tempo de leitura: 4 minutos

Desde o ano passado, com a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, a preocupação relacionada aos sintomas respiratórios aumentou consideravelmente. Nas estações de outono e inverno, inclusive, há um aumento significativo da circulação de vírus que podem causar infecções respiratórias. 

Por essa razão, conhecer quais são as principais doenças e como se proteger deve ser uma prioridade para todas as pessoas, independentemente da idade. Neste conteúdo, explicaremos um pouco mais sobre o tema. Confira!

Quais são as principais doenças respiratórias?

Confira, a seguir, algumas das principais doenças respiratórias.

Asma

É uma doença comum, que acomete os brônquios (canais responsáveis por levar o ar para dentro dos pulmões) causada por inflamações das vias aéreas.

Pode acometer qualquer pessoa, independentemente da idade. Em grande parte dos casos, a asma é identificada na infância.

Entre os principais sintomas, destacamos:

  • tosse;
  • falta de ar ou dificuldade para respirar;
  • chiado no peito;
  • pressão no peito.

Rinite alérgica

Rinite é a inflamação da mucosa nasal (do nariz). Faz parte das doenças alérgicas como a Asma e não é considerada uma doença contagiosa, sendo causada por alergias ― quando o paciente está exposto a substâncias que prejudicam esse quadro, como fungos, ácaros, animais domésticos etc.

Entre os sintomas comuns da rinite alérgica, destacamos:

  • prurido nasal;
  • espirros;
  • obstrução nasal (nariz entupido).

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

Também conhecida como DPOC, está ligada principalmente ao tabagismo, dentre as doenças mais comumente associadas podemos citar enfisema e bronquite crônica. Se não houver tratamento adequado, oferece riscos para a qualidade de vida do paciente.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), essa foi a segunda principal causa de morte no mundo em 2020. Apesar de ser mais comum principalmente em idosos acima de 60 anos, também pode ocorrer em pacientes mais jovens, provocando falta de ar e internações com mais frequência.

Como o tabagismo (fumo) é a principal causa do DPOC, lutar contra ele é a nossa maior arma contra essa doença, tanto na prevenção quanto no tratamento.

Como prevenir doenças respiratórias?

Confira algumas dicas para a prevenção de doenças respiratórias.

Consulta regular ao médico

Principalmente para pessoas que tenham alergias constantes, a consulta regular ao profissional de saúde contribuirá para entender melhor o quadro e para realizar um acompanhamento sobre o que provoca ou não alergias no paciente.

Aleitamento materno

Para as mamães, o ideal é que o aleitamento materno seja estendido até os dois anos de idade, sempre que possível. 

Vacinas

É importante ficar atento ao calendário de vacinação de sua região, para manter atualizada a caderneta dos menores de 5 anos. Além disso, devemos lembrar da vacinação contra a gripe (influenza) oferecida anualmente e contra a pneumonia (Pneumo23).

Cuidados higiênicos 

É essencial contar com cuidados básicos de higiene. Lavar as mãos com frequência e levar consigo álcool em gel sempre que sair de casa são alguns deles.

O ideal é ter um acompanhamento profissional sempre que surgir algum sintoma de doença respiratória. Assim, há a possibilidade de identificar qual é o problema e realizar os tratamentos adequados.

Para saber mais sobre nosso programa de Atenção Primária à Saúde, conheça o Usifamília!

Referências:

AGÊNCIA BRASÍLIA. Doenças respiratórias são frequentes com as mudanças bruscas de temperatura. 2020. Disponível em: <https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2020/06/12/doencas-respiratorias-sao-frequentes-com-as-mudancas-bruscas-de-temperatura/>. Acesso em: 22 Abr. 2021.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Doenças Respiratórias. 2020. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/edicoes-2020/is-n-03/3236-doencas-respiratorias>. Acesso em: 22 Abr. 2021.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. DF: aprenda a prevenir doenças respiratórias no inverno. 2017. Disponível em: <http://www.blog.saude.gov.br/index.php/geral/52786-df-aprenda-a-prevenir-doencas-respiratorias-no-inverno>. Acesso em: 22 Abr. 2021.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Doenças respiratórias são mais comuns nesta época do ano. 2017. Disponível em: <https://jornal.usp.br/atualidades/doencas-respiratorias-sao-mais-comuns-nesta-epoca-do-ano/>. Acesso em: 22 Abr. 2021.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PNEUMOLOGIA E TISIOLOGIA. Asma. 2021. Disponível em: <https://sbpt.org.br/portal/espaco-saude-respiratoria-asma/>. Acesso em: 15 Mai. 2021.

Postagens Relacionadas

O dia 21 de junho marca o início do inverno, no Brasil, e é também quando se celebra o Dia Nacional de Controle da…
Condição crônica atinge população mais jovem devido a estilo de vida pouco saudável A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma condição…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo