Quanto tempo devemos dormir?

Normalmente, ouvimos falar bastante sobre o tempo de sono e porque ele é tão importante para a saúde e a qualidade de vida de todos nós. Mas você sabe qual é o tempo ideal de sono? Ou que cada idade tem uma média de horas de sono que irá contribuir para o desenvolvimento e melhor desempenho nas tarefas diárias?

Pois saiba que existe sim uma média de horas de sono para cada idade e que é o cumprimento deste tempo que irá te auxiliar na busca pelo descanso físico e mental e te preparar para os desafios do dia seguinte.

De acordo com especialistas, dizer que uma pessoa deve dormir 8 horas por dia é incorreto, visto que cada organismo reage de uma forma à rotina diária e necessita de um tempo bastante específico para se recuperar. No entanto, é correto afirmar que qualquer pessoa precisa de, no mínimo, quatro horas diárias de sono, chamado de sono essencial.

Desta forma, listamos abaixo a média de horas de sono de acordo com a faixa etária. Atente para o fato de que os dados são somente uma média e são, portanto, variáveis. Descobrir o tempo que seu organismo necessita para se recuperar diariamente é o primeiro passo para sua qualidade de vida.

  • Recém-nascidos, de 0 a 3 meses, devem dormir de 14 a 17 horas por dia. Apesar disso, é aceitável que durmam menos de 13 horas. É importante ficar atento para que eles não durmam menos de 11 horas ou mais de 18 horas.
  • Bebês entre 4 a 11 meses têm como indicação 12 a 15 horas de sono por dia. Da mesma forma que os recém-nascidos, bebês não devem dormir menos de 11 horas ou mais de 18 horas.
  • Crianças pequenas, que ainda não tenham completado dois anos, devem ter entre 11 e 14 horas diárias de sono e não devem dormir menos de 9 horas ou mais de 16 horas por dia.
  • Crianças em idade pré-escolar, entre 3 e 5 anos, devem dormir entre 10 e 13 horas diariamente e não devem dormir menos de 7 horas ou mais de 12 horas.
  • Para crianças em idade escolar, entre 6 e 13 anos, é aconselhável que durmam entre 9 e 11 horas diárias.
  • Adolescentes, entre 14 e17 anos, devem dormir cerca de 10 horas por dia.
  • Aos jovens adultos, entre 18 e 25 anos, é recomendado que durmam entre 7 e 9 horas por dia e que evitem dormir menos de 6 horas ou mais de 11 horas diariamente.
  • Adultos entre 26 e 64 anos, embora seja difícil, devem tentar dormir entre 7 e 9 horas diárias.
  • Idosos, com 65 anos ou mais, devem dormir pelo menos 7 horas por dia.

Tendo analisado a lista e descoberto quantas horas diárias de sono seu organismo necessita, é hora de avaliar se está tendo uma rotina de sono correta e, caso não seja esta a situação, procurar auxílio para corrigir o fato.

Alimentação correta, prática de atividades físicas, leitura e luz ideal no período da noite são atitudes que podem alterar significativamente sua noite de sono e fornecer mais energia para realização das tarefas no dia seguinte. Se achar necessário, procure ajuda profissional.

Postagens Relacionadas

A Fundação São Francisco Xavier estará presente em mais uma edição da tradicional feira de negócios do Vale do Aço, a Expo Usipa, que…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo